Testagem de profissionais da Educação Infantil gera aglomeração no bairro Cocó

Os testes começaram às 15h neste sábado (29), e continuarão no domingo (30) de 9h às 17h

Escrito por Redação ,
Legenda: Uma fila se formou a partir da entrada da unidade, na Rua Vereador Pedro Paulo Mamede, no bairro Cocó, e chegou a dar a volta no quarteirão.
Foto: VC Repórter

O processo de testagem para o coronavírus em profissionais da Educação Infantil, que teve início neste sábado (29), gerou aglomerações no entorno do prédio da Unichristus – Campus Parque Ecológico durante a tarde. Uma fila se formou a partir da entrada da unidade, na Rua Vereador Pedro Paulo Mamede, no bairro Cocó, e chegou a dar a volta no quarteirão.

 

Embora a maior parte do público estivesse usando máscaras, o distanciamento social não foi mantido em toda a extensão da fila. Os testes começaram às 15h, e seguiriam até 20h neste primeiro dia. No domingo, o processo continuará a partir de 9h até as 17h.  

A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas sejam testadas hoje (29), de acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE). A testagem neste fim de semana será específica para professores e auxiliares de sala, que precisaram se cadastrar através de um formulário online a fim de serem submetidos ao exame. Para os demais profissionais, o procedimento deverá ocorrer ao longo da semana.  

A aplicação dos testes se deve à reabertura das unidades de ensino particulares, especificamente para a Educação Infantil, autorizada na sexta-feira (28) pelo Governo do Estado do Ceará. Os estabelecimentos devem se preparar para atuar com, no máximo, 30% da capacidade, e os profissionais da rede privada deverão ser testados nos próprios locais de trabalho

O exame a ser feito é o teste molecular, ou RT-PCR, como é conhecido. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o material necessário para a realização dos exames foram fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e cada escola terá um representante encarregado de fazer os testes. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.