#TBT: Relembre 8 influências da cultura francesa sobre Fortaleza ao longo dos anos

Você sabia, por exemplo, que o Passeio Público já foi comparado à Champs-Élysées? E que já tivemos nossa própria Torre Eiffel?

No último mês de setembro, o grupo Air France-KLM anunciou que o Aeroporto Pinto Martins foi escolhido para ser o hub da companhia que ligará o Norte e Nordeste do Brasil à Europa. Assim, a partir de março do próximo ano, Fortaleza ganhará dois voos diretos semanais para Paris, estreitando os laços com a capital francesa. Apesar da novidade, o vinculo entre as duas cidades é muito mais antigo do que se imagina. Você sabia, por exemplo, que o Passeio Público já foi comparado à Champs-Élysées? E que já tivemos nossa própria Torre Eiffel?

Veja também:

> #TBT: Nomes que marcaram a história do futebol cearense
> #TBT: 18 atrações internacionais que fizeram show em Fortaleza
> #TBT: Atrações internacionais que fizeram show em Fortaleza (Parte 2)
> #TBT: Relembre casas de show antigas que marcaram época na Capital cearense

Isso aconteceu porque Fortaleza sofreu muita influência da cultura francesa no século passado, principalmente durante a chamada 'Belle Époque', período marcado por forte expansão econômica de Paris e transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano. No início dos anos 1940, por exemplo, os cearenses já haviam incorporado diversos termos franceses ao vocabulário local, tais como clichê, cachê e até 'merci', utilizado em cumprimentos informais.

Dessa forma, no #TBT desta semana, relembraremos 8 influências que a cultura francesa teve sobre Fortaleza ao longo dos anos. A maioria acabou se perdendo com o tempo, mas é inegável que a construção da memória urbana da Capital cearense está bastante intrincada aos hábitos trazidos da 'Cidade Luz'. Confira:

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza