Serviços públicos no Ceará

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Não é novidade alguma que a maior parte da população brasileira vive na área urbana, pelas mais diversas questões. É onde, por exemplo, possui a maior quantidade de empregos e serviços públicos de “qualidade”. No Ceará, 77,4% dos moradores estão concentrados na área urbana, segundo Pesquisa Regional por Amostras de Domicílio (Prad), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), referente a 2019. Quase metade dos 9,1 milhões de habitantes está localizada na chamada Grande Fortaleza. O cenário, que já preocupa há décadas, clama por medidas atuais.

Ações

Muito embora a necessidade da promoção de serviços públicos e de oportunidades em geral esteja direcionada mais para a área urbana, e para a Capital cearense, local com a maior quantidade de pessoas, as ações de políticas sociais precisam, também, contemplar cearenses que moram no interior. São estratégias diferentes para ser adotadas, porém com o mesmo foco.

Fiscalização

Correram ontem nas redes sociais imagens de uma aplicação falsa da vacina contra a Covid-19 em uma senhora idosa. A aplicadora apenas simulou a injeção do líquido. A ação criminosa é apenas mais uma no cenário da vacina no Brasil que também observa denúncias de desvio de doses e lideranças políticas furando a fila da imunização. A fiscalização precisa estar mais firme.

Calma

Em meio a um período conturbado da pandemia, estudantes universitários sofrem com a pressão tradicional das aulas, mas também pela nova forma de acesso aos conteúdos, que é feito virtualmente. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) abriu inscrições para compartilhar técnicas de gestão das emoções no Programa Calma na Crise, desenvolvido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/Uece), em parceria com o Instituto Visão Futuro.

Técnicas

A partir de técnicas consideradas rápidas e práticas de meditação, respiração e atitudes afirmativas, o Programa tem o objetivo de contribuir com o controle da ansiedade dos universitários. São oferecidas três turmas. Com cada uma serão realizados três encontros online, sendo um por semana, iniciados em 8, 10 e 11 de fevereiro. Os participantes podem escolher a turma de acordo com o dia e horário de preferência. As informações estão no site da Uece.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.