São João terá esquema de trânsito e segurança

A festa ocorre entre os dias 24 e 26 de junho, no aterro da Praia de Iracema, e contará um total de 12 shows

Escrito por Redação ,

Uma das maiores festas juninas do Brasil está chegando: o São João de Fortaleza 2016 ocorre entre os dias 24 e 26 de junho, no Aterro da Praia de Iracema. De sexta a domingo, 12 atrações se revezam ao longo de seis horas diárias de shows. O evento é uma realização do Sistema Verdes Mares em parceria com diversos órgãos públicos, que apresentaram, ontem (20), um plano operacional integrado para garantir diversão e tranquilidade dos brincantes.

A Arena Show, de 12 mil m², será fechada e permitirá entrada gratuita de até 30 mil pessoas por noite. Nos três dias, a abertura oficial dos portões começa às 17h. Além dos shows de artistas nacionais, regionais e locais, o público poderá aproveitar apresentações de quadrilhas juninas, um espaço gastronômico de comidas típicas e até uma roda-gigante com vista panorâmica.

Integrando todas dessas atividades, o objetivo do evento é promover a tradição da cultura e o entretenimento locais para todas as idades. "Vai ser uma grande festa para o povo cearense e fortalezense", destaca o diretor de programação da TV Verdes Mares, Fábio Ambrósio.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) começa a realizar alterações no trânsito a partir das 6h da manhã de sexta-feira (24), com a coibição do estacionamento nas vias transversais ao evento. Elas serão utilizadas para o comércio dos ambulantes devidamente cadastrados. Durante os três dias, 50 agentes do órgão, em 18 viaturas e seis motocicletas, darão as orientações aos motoristas e transeuntes. Já às 18h, começa o desvio no tráfego da Av. Historiador Raimundo Girão. Os condutores que desejam seguir em direção ao Mucuripe devem dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano e, em seguida, pegar a Av. Monsenhor Tabosa. No sentido inverso, em direção à Av. Castelo Branco (Leste Oeste), a orientação é dobrar à esquerda na Av. Rui Barbosa e depois pegar a Monsenhor Tabosa. Os moradores ou hóspedes da área terão acesso ao local normalizado.

O chefe de planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Miguel Guimarães, informou que, além da frota de 224 ônibus que circulam pela Av. Historiador Raimundo Girão no fim de semana, 100 veículos extras, em caráter expresso, sairão dos terminais em direção ao evento para atender à população. Ele salienta ainda que, no domingo, os passageiros poderão ser beneficiados pela tarifa social: R$2,15 a inteira e R$1 a meia estudantil.

Oficinas

De acordo com o tenente-coronel Francisco Souto, comandante do Policiamento da Capital (CPC), a Polícia Militar disponibilizará 445 praças e 11 oficiais para garantir a segurança da festa. Para efetuar rondas e abordagens, serão utilizadas 26 motocicletas, 24 cavalos e 21 viaturas, sendo duas delas do Batalhão de Polícia de Choque.

O evento junino também contará com a participação de equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), do Juizado da Infância e da Juventude, da Vigilância Sanitária, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), além de segurança privada.

dsa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.