Sábado de carnaval tem Olodum no Aterro, fantasias sobre causas sociais e festa para as crianças

Até a chuva que caiu sobre Fortaleza neste sábado (2) serviu de inspiração para as fantasias nos diversos polos da Capital

Foto: Camilla Lima

A segunda noite do carnaval de Fortaleza no Aterro da Praia de Iracema começou por volta das 17h. Pelo palco passaram Robson Morais, Zé Paulo e a Orquestra Solar dos Tambores. A noite foi dedicada ao axé, tendo a Banda Olodum como atração mais esperada. 

"Estávamos com saudade dessa energia bacana do público de Fortaleza, então já vou deixar a dica que o Olodum não pode ficar muito tempo sem vir aqui não", disse Matheus Vidal, vocalista do Olodum.

Foto: Camilla Lima

Na areia, o clima de alegria era lei entre os foliões que aproveitavam os shows. E não faltou criatividade nas fantasias preparadas para a festa. Luciano Neves, Mateus Monteiro, Victor Régis e Herick Torres integram o Bloco dos Veganos criado por eles especialmente para o Carnaval no Aterro da Praia de Iracema. Há dois anos, eles curtem a folia com um tema a cada noite. Neste sábado, foi a vez do veganismo. As roupas com estampas coloridas e adereços de folhas fazem parte da composicao. "Somos a favor da natureza e queremos defender esta ideia", diz Herick.

Foto: Camilla Lima

E se houve chuva durante o sábado de carnaval, por que não aproveitar a ideia para um fantasia de última hora? Foi o que fizeram as amigas Ângela Lopes, Lívia Bonfim e Izabela Wégila. Elas montaram as fantasias brincando com um meme da internet. "Era o que tinha em casa mesmo. Não teve custo nenhum, só a nossa beleza", brinca Izabela. Elas fizeram as placas com caixa de pizza e papel ofício colorido.

Festa para as crianças

Legenda: Passeio Público lotou com pais e filhos.
Foto: Foto: Alana Araújo

O sábado de carnaval começou cedo, com festa para as crianças no Passeio Público e na Praça da Gentilândia. O bailinho infantil foi animado por muito confete, serpentinas e espuminha.

Temas sociais

Legenda: Foliões lembraram a memória da vereadora Marielle Franco, assassinada há um ano
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Na Praça João Gentil, bairro Benfica, os foliões prepararam fantasias em alusão ao feminismo, ao combate ao assédio durante o carnaval, além de acessórios em memória a da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada há um ano. "Nós não podemos deixar que esse crime fique impune, em nome da sociedade, em nome dos direitos humanos. O Carnaval é um espaço de resistência política", disse uma das foliãs.

Ascendente em carnaval

Legenda: Grupo resolveu ir fantasiado de signos do horóscopo no carnaval no Benfica.
Foto: Marcella de Lima

Houve quem se inspirasse nos signos do zodiaco para compor a fantasia. Ticiana Sanford, Breno Caminha e Bianca Caminha incorporaram os signos de virgem, gêmeos e peixes. "Fazemos parte de um grupo com 24 amigos e todos se fantasiaram de horóscopo", contam. 

Loas e tradição

Foto: Fernanda Siebra/Secultfor

Na Avenida Domingos Olímpio, o tradicional maracatu tomou espaço na primeira noite de desfiles. Oito agremiações festejaram a ancestralidade negra neste sábado. 

Das séries pra folia

Foto: Camilla Lima

Personagens de series também estiveram presentes no carnaval. No Mercado dos Pinhões, por exemplo, séries como La Casa de Papel e Breaking Bad foram inspirações para as fantasias dos foliões.

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?