Riacho Maceió será requalificado

Escrito por Redação ,
As intervenções da Operação Urbana Consorciada estão 43% concluídas, e a previsão de entrega é dezembro

A promessa é de tentar mudar a paisagem no entorno do Riacho Maceió, na Beira-Mar. Se antes o que predominava era o lixo e o mau cheiro, hoje uma nova esperança surge no caminho: as obras da Operação Urbana Consorciada que irão revitalizar o trecho estão 43% concluídas e previsão de entrega é para o fim do mês de dezembro.

Projeto prevê a restauração da área verde do entorno e implantação de uma via paisagística de pedestres

Quem passa na orla já percebe o movimento: homens trabalhando, caminhões e máquinas. A obra, com investimentos privados na ordem de R$ 6,6 milhões, teve início em fevereiro e pretende urbanizar o riacho e o seu entorno, criando um parque urbano que, hoje, já está legalmente formalizado. Um concurso cultural irá escutar a população sobre a nomeação dessa área. A Prefeitura Municipal arcará com a iluminação pública.

O pescador, morador do entorno, Rivaldo Carvalho, 53, espera ansioso pela obra, torce para ver o riacho revigorado, novo. Lembra com tristeza da sujeira, da poluição das águas e do sacrifício quando chovia. "Muitas vezes tive minha casa alagada pelo riacho. Era um sufoco grande. Espero que agora melhore".

Compromisso

A responsável pela obra é a Nordeste Participações e Empreendimentos Ltda (Norpar). Conforme Rachel Melo, consultora jurídica da Norpar, o compromisso da empresa é com a sustentabilidade do parque. Houve a supressão de algumas Castanholeiras, que são árvores invasoras, para então transplantar 11 coqueiros e plantar 90 novas árvores nativas da região, como oliveira, jatobá, pau-d´arco (ipê), oiti, cajueiros e acácia.

"A Norpar executará o projeto de recuperação do Riacho Maceió, através da preservação e a retomada do leito natural de suas águas, que foi prejudicado ao longo de décadas, pelas invasões irregulares e o acúmulo de lixo constante em suas margens. O projeto prevê a delimitação do curso do riacho com pedra tosca, eliminando a possibilidade de canalização e proporcionando com todas essas medidas, uma plena revitalização da área", diz.

Iniciadas em Janeiro deste ano, numa área de 22 mil m², as obras da Operação Urbana Consorciada para construção do Parque Foz Riacho Maceió, localizado no quadrilátero que compreende as ruas Senador Machado, Teresa Hinko e as avenidas Abolição e Beira-Mar, já estão 45% concluídas.

A Norpar também responsável pelo ordenamento do curso do Riacho Maceió, restauração da área verde do entorno, implantação de uma via paisagística de pedestres.

IVNA GIRÃO
REPÓRTER
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.