Recomendações escolares do MEC

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

O Ministério da Educação (MEC) criou um guia para orientar o retorno às aulas das escolas estaduais e municipais em meio à pandemia da Covid-19. O documento traz orientações para diversas instâncias da escola, como gestores, estudantes e equipe de limpeza - seguindo normas técnicas de segurança em saúde para evitar a transmissão da doença.

A orientação do Governo busca garantir medidas de higiene a serem adotadas, de desinfecção de ambientes, distanciamento entre alunos em sala de aula, uso do transporte escolar, da biblioteca, de equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva e ventilação de ambientes. O guia foi produzido pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas de Educação. O documento completo está disponível no site do Ministério da Educação.

Prevenção

Parte das escolas privadas do Ceará que retomaram as atividades presenciais já suspendeu as aulas nas dependências das instituições nos últimos dias. Enquanto a vacina contra a Covid-19 não for autorizada, é um risco retornar à rotina no ambiente escolar, quando a aglomeração entre pessoas é inevitável. Por mais que os protocolos de segurança sejam cumpridos, não é possível garantir que as pessoas estejam protegidas completamente.

Nova postura

Na teia da discussão que envolve a contaminação por Covid-19, é nítida a mudança de comportamento do Ministério Público do Ceará quando o assunto é eleições municipais. O órgão iniciou o período de disputa municipal fazendo recomendações às candidaturas, depois conseguiu formalizar acordos em alguns municípios. No fim desta semana, a instituição já conseguiu vitória na Justiça depois de pedir a proibição de prefeituráveis do município de Meruoca de promover aglomerações.

Programa

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e mais sete instituições irão lançar o programa Trabalhar pela Vida, convidando os 184 municípios cearenses a firmar um compromisso, com 19 desafios, para garantir a continuidade dos serviços básicos a crianças e adolescentes e as famílias na prevenção da Covid-19 no Ceará. Ações como essas em parcerias são fundamentais para reduzir os impactos da pandemia no interior cearense.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.