Profissionais da educação vão à Praça do Ferreira sem agendar e geram aglomeração em teste de Covid

Trabalhadores da rede privada compareceram ao local sem marcar antes e parte não foi atendida; teste na praça é para rede pública

Escrito por Redação ,
Legenda: Testagem de profissionais que trabalham em escolas gerou aglomeração na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.
Foto: Halisson Ferreira/SVM

Falta de agendamento por parte do público e uma chuva rápida geraram aglomeração no primeiro dia de testes contra Covid-19 para profissionais da educação da rede pública na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (28). Os exames acontecem em preparação ao retorno das aulas presenciais de mais séries. 

Os agendamentos foram abertos na sexta-feira (25), e podem ser feitos pelo site Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O atendimento na praça é destinado a profissionais de escolas públicas, mas muitos funcionários da rede privada acabaram indo sem agendar e saíram sem atendimento. A auxiliar de serviços gerais, Maria Nilza Carneiro, que trabalha em uma escola privada, esteve na Praça do Ferreira, mas não fez o exame por não ter marcado horário antes de ir. "O Ministério da Educação exige do profissional, todo colaborador de escola, estar com o exame em dia. E a gente veio [...] informaram que só atendem com agendamento", relatou.

A professora Regina Luísa, que ensina na rede privada, conta que precisou acordar às 3h40 da manhã para chegar cedo ao local, mas também não agendou e voltou para casa sem ser atendida.

"Eu tentei no site, no qual eles falaram que ia ser agendado, não consegui. Tentei várias vezes, liguei para o número e também não deu certo [...] acordei 3h40 da manhã, moro muito longe, cheguei aqui, fui a primeira, e agora eles disseram que não vão me atender porque não está agendado. É um absurdo", reclamou.

Legenda: Professores e outros profissionais da educação tentam se abrigar da chuva debaixo das tendas de atendimento na Praça do Ferreira
Foto: Halisson Ferreira/SVM

A Secretaria da Saúde informou que, embora, o exame na Praça do Ferreira seja destinado à rede pública, procurou também atender os profissionais de escolas privadas que acabaram indo ao local. 

Outro fator que gerou aglomeração foi a chuva que caiu pela manhã fazendo parte das pessoas presentes tentar se proteger debaixo das tendas sem manter o distanciamento. 

Mais séries que retomam ensino presencial a partir de 1º de outubro

  • 1º e 2º anos do ensino fundamental voltam a ter aulas presenciais;
  • 9º ano do ensino fundamental;
  • 3º ano do ensino médio e educação profissionalizante;
  • Educação de jovens e adultos (EJA)

Atendimento

Mais de seis mil profissionais da área estão registrados na base de dados da Sesa para os agendamentos. Os testes para atendimento aos profissionais de saúde podem ser feitos nos seguintes locais:

  • Shopping RioMar Kennedy, na Avenida Sargento Hermínio, 3100, Presidente Kennedy, das 8h às 21h;
  • Centro de Testagem da Praça do Ferreira, no Centro, das 8h às 17h;
  • Unidade móvel 1, na EEFM Heráclito de Castro e Silva, Rua Araripe Macêdo, 354, Jóquei Clube, das 8h Às 17h;
  • Unidade móvel 2, na EEFM Dep. Manoel Rodrigues, na Rua Oliveira Filho, 1576, Vicente Pinzon, das 8h às 17h;
  • Vapt Vupt Messejana, na Avenida Tomás Coelho, 408, Messejana, das 9h às 16h;
  • Vapt Vupt Antônio Bezerra, na Rua Demétrio Menezes, 3751, Antônio Bezerra, das 9h às 16h.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.