Professores do CEI Olga e Parsifal Barroso passam por formação pedagógica para iniciar aulas remotas

Atualmente, 447 crianças, de 2 a 6 anos, estão matriculadas na unidade e devem iniciar o ano letivo de 2021 a partir do próximo dia 8 de fevereiro

Escrito por Redação ,
Legenda: Atualmente, 447 crianças, de 2 a 6 anos, estão matriculadas na unidade e devem iniciar o ano letivo de 2021 a partir do próximo dia 8, de forma remota
Foto: Divulgação

Para dar início ao ano letivo de 2021, de forma remota, os 33 professores que compõem o corpo docente do Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso, no município de Caucaia, passam por uma formação pedagógica online. A proposta visa desenvolver as potencialidades dos educadores e os projetos que serão realizados junto aos alunos ao longo deste ano. 

Ao todo, são quatro dias de programação. Na última segunda (1º) e terça-feira (2), o conteúdo foi repassado pela Secretaria da Educação de Caucaia. Nesta quinta-feira (4), a administração do CEI transmitiu conteúdos voltados às demandas específicas da escola, e aos métodos adotados, que são fundamentados na Educação em Valores Humanos. Esta programação terá continuidade nesta sexta-feira (5).

“Nessa quinta-feira (4), nós trabalhamos um dos métodos usados, que é a harmonização. Um momento de reflexão sobre as questões pedagógicas, em cima de uma situação. E assim, tivemos o nosso primeiro convidado, um psicólogo que desenvolve um trabalho voltado a cuidar de quem cuida”, detalha a diretora do CEI, Adriana Siqueira. 

Segundo ela, esse primeiro momento foi planejado como uma acolhida para os docentes, com a possibilidade de analisar os momentos vividos como profissionais durante a pandemia, e como estão enfrentando o trabalho com Educação durante o isolamento, no processo de adaptação ao trabalho remoto. “O objetivo foi de motivá-los”, acrescenta. 

No mesmo dia, o diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane, professor Vinícius Rocha, participou do evento online para abordar o papel da Educação em Valores Humanos em dar assistência às famílias durante esse período. “Falamos sobre o fortalecimento do vínculo educacional, já com a família em seu próprio lar, no contexto da ação remota”, explica a diretora.  

Iniciativa

A programação terminou à tarde, com uma oficina digital de acesso remoto. Nesta sexta-feira (5), o diálogo será continuado com duas convidadas, ambas professoras que vivenciam a Educação em Valores Humanos em outros municípios do Ceará.

Inaugurado em março de 2019 em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, o CEI Olga e Parsifal Barroso integra o Complexo Educacional Myra Eliane. O projeto é uma iniciativa do instituto homônimo, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil. 

Atualmente, 447 crianças, de 2 a 6 anos, estão matriculadas na unidade e devem iniciar o ano letivo de 2021 a partir do próximo dia 8, de forma remota, seguindo a metodologia voltada à formação e vivência baseada no projeto Valores Humanos na Educação, que preza pelo amor, paz, verdade, retidão e a não-violência. 

 
 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados