Procura por plantão virtual de Covid-19 é três vezes menor em junho do que em maio

A plataforma ‘Plantão Coronavírus’ contabilizou, ainda redução nos atendimentos diários em junho. As equipes atenderam por volta de 1.928 diariamente no período

Escrito por Redação ,
O aplicativo de mensagem WhatsApp é o preferido, com 209.545 atendimentos realizados no Plantão Coronavírus
Legenda: O aplicativo de mensagem WhatsApp é o preferido, com 209.545 atendimentos realizados no Plantão Coronavírus
Foto: Governo do Estado/Divulgação

Junho é o mês com menos atendimentos virtuais relacionados à Covid-19 no Ceará. Desde o dia 1° até esta quinta-feira (25), o Plantão Coronavírus, teleatendimento disponibilizado pelo Governo do Estado, atendeu 56.327 pessoas, três vezes menor que o mesmo período em maio deste ano, quando 171. 946 cearenses recorreram às ferramentas. Os dados foram retirados do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria de Saúde estadual (Sesa) na manhã desta quinta-feira (25).


 
Desde abril, a Sesa utiliza a telemedicina como estratégia para atender à população durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). Entre as plataformas estão o “Plantão Coronavírus”, disponível em aplicativos de mensagem e no site da pasta, além do atendimento telefônico na central TeleSaúde. 
 
O mês de junho também mostra redução nos atendimentos diários das plataformas. As equipes atenderam por volta de 1.928 diariamente no período. Ainda de acordo com os dados do IntegraSUS, maio foi o período com maior número de tele atendidos diários: durante o mês, as centrais virtuais receberam cerca de 6.237 pessoas com sintomas relacionados à Covid-19 por dia. O índice é 35% maior do que média diária em abril, quando os serviços contabilizaram aproximadamente 4.590 por dia. 
 
A primeira semana do mês passado registrou os recordes de atendimentos desde o início da contagem. Cinco dos dez dias com maior fluxo nos canais virtuais aconteceram no período de 1° a 8 de maio; pelo menos 8 mil atendidos chegaram aos canais por dia no intervalo. 
 
O ranking daquela semana é liderado pelo dia 7, com 8.699 ocorrências. Em seguida, aparecem os dias 6/5, com 8.619 e 5/5, com índice de 8.339 atendimentos. Os dias 8/5 e 4/5 aparecem em seguida, com registros de 8.136 e 8.101, respectivamente.  


 
WhatsApp concentra atendimentos
 
As redes sociais foram as ferramentas mais usadas pelos cearenses para procurar orientação sobre a Covid-19. WhatsApp, Telegram e Facebook concentram 60% dos atendimentos no Plantão Coronavírus, que também atua no site da Secretaria da Saúde. O número corresponde a 216.032 das 340.112 consultorias prestadas. 
 
O aplicativo de mensagem WhatsApp é o preferido, com 209.545 atendimentos realizados. O serviço também foi o mais usado pela equipe médica para contato com pacientes suspeitos. Foram 51.089 atendidos pela plataforma, contra 11.734 nos sites, 156 registrados no Facebook e 2 no aplicativo instantâneo Telegram. 
 
A Sesa informa que 104 profissionais de saúde atuam na plataforma Plantão Coronavírus ao longo de toda a semana. A carga horária dos profissionais varia de seis a doze horas diárias. 
 
São 58 residentes em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) já passaram pelo projeto, 27 deles residentes multiprofissionais em saúde e 31 residentes médicos. Além disso, a iniciativa dispõe ainda de 35 supervisores das residências médica e multiprofissional em saúde, além de nove estudantes de especialização.

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