PRF realiza operação durante a Festa de São Francisco em Canindé

Objetivo é coibir o transporte irregular de passageiros

Escrito por Redação ,

No período de 06 a 21, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a Operação Romaria Segura no Ceará, Piauí e Maranhão. Na ação serão implementadas ações fiscalizatórias com o intuito de coibir o transporte irregular de passageiros durante os festejos à São Francisco de Assis, padroeiro de Canindé.

O órgão ressaltou que a operação é necessária tendo em vista o crescente número de romeiros que se deslocam dos diversos estados nordestinos em veículos destinados ao transporte de cargas, conhecidos popularmente como “Paus-de-Arara”, sem as mínimas condições de segurança, higiene e saúde, potencializando a incidência de acidentes e a vitimização dos religiosos que se utilizam desse modal rodoviário.

A maioria dos acidentes são causados por fatores humanos como imprudência, desrespeito à legislação, falta de habilitação, e não uso, ou uso inadequado, de equipamentos de segurança e, até mesmo, a total ausência deles.

Neste ano o calendário do evento foi afetado pelas eleições presidenciais, fazendo os festejos iniciarem no dia 09 de outubro, com hasteamento da bandeira, e encerrando no dia 19 de outubro, com uma grande procissão pelas ruas principais da cidade. A festa terá como tema "São Francisco: caminho de esperança para o Cristo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.