Pré-Matrícula Virtual em escolas da rede pública municipal segue disponível até amanhã (15)

Após o período, os pais podem realizar as matrículas de forma presencial em qualquer período do ano na unidade escolar mais próxima de suas residências

Escrito por Redação ,
Legenda: Rede municipal espera atender cerca de 235 mil alunos no ano letivo de 2021
Foto: Thiago Gadelha

Para facilitar o atendimento de pais e responsáveis no processo de matrícula, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) disponibilizou o Sistema de Pré-Matrícula Virtual destinado aos alunos novatos na rede de ensino, da Pré-escola, Ensino Fundamental regular parcial e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com expectativa de atender cerca de 235 mil alunos no ano letivo de 2021, o portal online continuará disponível até amanhã (15). Após esse período, os responsáveis devem buscar presencialmente as unidades escolares.

No modelo remoto adotado, os pais podem optar entre três unidades escolares mais próximas de suas residências para seus filhos estudarem. A Secretaria Municipal de Educação (SME) ressalta que apesar desse fechamento do sistema online e da previsão de início das aulas para 28 de janeiro, “os alunos podem ser matriculados na Rede em qualquer período do ano”. 

“A partir da pré-matrícula, o pai ou responsável receberá o contato da gestão da escola para o agendamento do atendimento presencial, com o objetivo de evitar aglomeração, onde serão apresentados os documentos do aluno e efetivada a matrícula”, explica a SME. 

No caso dos pais que têm dificuldade de acesso à internet e não conseguiram realizar o cadastro no site, as matrículas presenciais seguem disponíveis em todas as unidades escolares da Rede Municipal. Porém, a pasta recomenda que os responsáveis busquem as escolas mais próximas de suas residências, com a documentação solicitada

Documentos

Para a pré-matrícula dos alunos novatos, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da certidão de nascimento e CPF
  • Documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem)
  • Três fotos 3x4
  • Cartão de identificação social do responsável legal (NIS)
  • Comprovante de residência
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
  • Cartão de vacinação atualizado para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
  • CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade

No caso dos alunos veteranos, a Rede Municipal aponta já ter realizada a confirmação das matrículas dos estudantes que nela permanecerão em 2021. “Em contato com os responsáveis, cada unidade escolar atualizou o endereço, documentação e solicitou o cartão de vacina atualizado do aluno para confirmação da matrícula”, detalha a SME, em nota.

Os pais que desejam matricular crianças entre 1 a 3 anos, nascidas desde abril de 2017 até março de 2020, precisam buscar o Centro de Educação Infantil ou Creche Parceira da Prefeitura mais próxima de suas residências. Com isso, a criança será inscrita no Registro Único da Educação Infantil.

Cuidados

Considerando o cenário da pandemia da Covid-19, as unidades escolares têm seguido as medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus. No processo de matrícula, os profissionais respeitam o distanciamento social, a utilização de máscara, assim como disponibilizam álcool em gel para a higienização das mãos e aferem as temperaturas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados