Praia do Futuro está toda própria para banho; Fortaleza tem 7 locais inadequados

Monitoramento avalia qualidade da água e indica trechos adequados para atividades recreativas

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Foto mostra praia
Legenda: Distanciamento físico permanece entre as orientações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Foto: José Leomar

Fortaleza possui sete pontos impróprios para banho de mar e outros 24 trechos com água adequada à recreação, entre eles toda a extensão da Praia do Futuro, conforme o Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (23). O Litoral Oeste reúne maior número número de praias fora das condições da análise feita pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Devido à propagação do novo coronavírus, as medidas de distanciamento físico permanecem válidas em Fortaleza, mesmo com a autorização para o banho de mar. O Estado apresenta alta na taxa de transmissão da doença.

No monitoramento das praias, entre os pontos com índice abaixo do adequado por apresentar concentração de bactéria do tipo coliformes termotolerantes, dois estão no Centro: entre a Praia dos Botes e o Farol, entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros. 

Já na zona Oeste, cinco pontos estão impróprios para banho entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos, no espigão entre a Avenida Dr. Theberge e a Rua Boa Esperança, entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça, entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros. Além deste, o trecho da Barra do Ceará também está inadequado.

Previsão do Tempo

Neste sábado (24), a tendência é de chuvas leves e rápidas para os litorais de Fortaleza e do Pecém, na Região Metropolitana (RMF), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dois pontos também apresentam possibilidade de precipitações no domingo (25).

A previsão é feita com a observação da presença de áreas de instabilidade sobre o Atlântico Tropical e que estão avançando sobre o continente. Os resultados de modelos numéricos usados pela Funceme indicam que as precipitações esperadas para o Ceará, neste fim de semana, devem ser de intensidade fraca, de caráter passageira e em pontos isolados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.