Praia de Iracema recebe corrida pela racionalização dos impostos

Ação contou com mais de 700 participantes que correram 5 km

Escrito por Redação ,

Promovida pela Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), a Corrida “Correndo do Imposto”, em prol da correta aplicação dos impostos, aconteceu hoje de pela manhã na Praia de Iracema, em Fortaleza. O repositor de supermercado, Dirceu da Silva, 30, completou a prova em 17´ 40”. “Estou tentando ser corredor profissional”, declara ao cruzar a linha de chegada.

A iniciativa, que faz parte do Feirão do Imposto que acontece desde 2003, em todos os Estados brasileiros, mobilizou mais de 700 participantes em Fortaleza. “Fizemos uma analogia para correr do imposto. Não sendo contra, mas em prol da revisão da alta carga tributária do nosso País”, informa Kássio César, coordenador da AJE e um dos organizadores do evento. 

O Feirão do Imposto é o responsável pela aprovação da Lei da Transparência em que são discriminados na nota fiscal os percentuaus de impostos que o consumidor paga ao adquirir produtos. Também conquistou a lei que obrigada a redução de imposto nos itens da cesta básica.

Inscritos

Em sua primeira edição, a corrida superou as expectativas da organização em 75% . “Esperávamos apenas 400 inscritos. O incentivo à causa foi grande”, declara Kássio. O percurso foi de 5 km saindo do Aterro da Praia de Iracema até o Hotel Marina Park com retorno pelo mesmo trajeto. Pelo sucesso, a segunda corrida está confirmada para setembro de 2016, em Fortaleza. "A ideia é fazer um evento maior", diz Apoio

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Clara Germana Rocha, apoiou a iniciativa “Não podíamos ficar de fora, já que os contadores fazem o intercâmbio entre governo e setor empresarial”, afirma. Segundo Clara, no Brasil, há um grau elevado dos impostos, além da grande quantidade existente. Em alguns casos há duplicidade de cobrança com a mesma base de cálculo. Com o planejamento tributário é possível fazer legalmente a menor tributação para os consumidores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.