População relata demora no agendamento do Vapt Vupt do Antônio Bezerra

Uma das usuárias do serviço está há dois meses tentando agendamento para emitir RG

Escrito por Redação ,
Coordenadora reforça que agendamento para emissão de documento acontece apenas através da internet
Legenda: Coordenadora do serviço reforça que agendamento para emissão de documento acontece apenas através da internet
Foto: Governo do Estado do Ceará

Com a reabertura dos atendimentos dos Vapt Vupt de Fortaleza, depois de meses fechado devido à Covid-19, populares têm relatado demora no agendamento na sede do bairro Antônio Bezerra para conseguir obter documentos essenciais, como carteira de identidade, CPF e até mesmo o desbloqueio de passe para usar o transporte público na cidade.

Nessa situação está a dona de casa Tainan Paiva Alves, que tenta agendar um dia na unidade para conseguir a primeira via da identidade dos dois filhos. “Estou há dois meses tentando agendar pela internet e não tem vaga. Meu marido já foi até lá [no Vapt Vupt], mas nos encaminham para fazer pela internet e, mesmo assim, não tem vagas”, relata.

“A gente fica pensando nas pessoas que não têm internet ou computador e precisam de algum documento, e como faz? É difícil essa situação”, indaga a dona de casa.

O mecânico Cláudio Félix tem tentado atendimento para tirar a segunda via da carteira de identidade há três dias, pessoalmente, após não conseguir o agendamento através da internet. “Eles me dão uma ficha, eu entro, mas não consigo ser atendido. E eu estou precisando desse documento. Na internet, não tem data disponível. Está muito difícil”, relata.

Situação parecida com a do autônomo Ernane Pereira Lima, na tentativa de conseguir desbloquear o cartão passe livre de idoso. Ele voltou para casa mais uma vez sem atendimento. “Disseram que eu tenho que voltar outro dia, não sei nem quando, para tentar novamente. Tentei agendamento, mas só tem para o dia 11 de novembro”, menciona.

“A questão é que eu saio todo dia, de manhã e de tarde, e então preciso do cartão pro ônibus. Tem motorista que é legal e compreende a situação, mas tem motorista que não”, diz.

Vagas

A coordenadora do programa Vapt Vupt, Irene Dantas, ressalta que há cerca de 1.900 a 2.800 atendimentos por dia na sede do Antônio Bezerra. “Todos os atendimentos precisam ser agendados pelo site”, pontua. 

Conforme a coordenadora, o maior acúmulo de reclamações é sobre a emissão do RG. “A maioria [das queixas] são sobre as vagas para emissão de primeira e segunda via do RG. Porém, todos os dias são liberadas 700 vagas no decorrer do dia apenas para o RG. Hoje estão sendo liberadas 700 vagas para amanhã e assim sucessivamente”, afirma.

Irene reitera ainda que o serviço cumpre rigorosamente o decreto de isolamento social determinado pelo Governo, portanto "não vamos acumular muita gente dentro das unidades". "É importante que o cidadão tente [agendar] durante todo o dia, caso não haja sucesso nas primeiras vezes", reitera.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.