Passarela da Aguanambi começa a ser implantada

A via será bloqueada temporariamente neste sábado, e vários desvios provisórios implantados no local

Escrito por Redação ,
Legenda: No fim da tarde de ontem, os motoristas que se deslocavam no entorno das obras tiveram que ter muita paciência para trafegar
Foto: FOTO: KLEBER A. GONÇALVES

A implantação da passarela para pedestres na Avenida Aguanambi começa neste sábado (17) através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Para o içamento e a montagem de toda a estrutura metálica, a via será bloqueada amanhã em ambos sentidos às 22h, entre a rotatória e a Rua José Euclides.

De acordo com a Seinf, a previsão para a liberação do tráfego acontecerá no domingo (18). Conforme a Secretaria, haverá suporte operacional no local da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O equipamento faz parte da primeira fase de requalificação da Avenida Aguanambi, que conta também com a implantação de corredor expresso, estações de ônibus e um viaduto.

Hospital

A passarela ficará em frente ao Hospital Antônio Prudente. Já estão feitos pilares e as escadas. Quando for concluída, o semáforo de pedestres instalado na Avenida Aguanambi, embaixo do viaduto da Avenida 13 de Maio, será retirado.

Segundo o secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, a passarela ficará pronta em outubro. "A parte metálica (implantada sábado) será encaixada nos pilares. Possivelmente, no outro dia de manhã a via estará liberada. Depois disso, será feita a colocação do piso e os acabamentos da passarela", explicou Samuel. Para facilitar o trânsito, alguns desvios provisórios irão ocorrer nos sentidos Centro/BR-116, BR-116/Centro, Borges de Melo/Aguanambi e Pontes Vieira/BR-116. As ruas Bonfim Sobrinho, José Euclides, João Paulino Barros Leal e a Avenida Visconde do Rio Branco serão as opções de trânsito a serem utilizadas pelos motoristas.

Viaduto

As obras da requalificação foram iniciadas em fevereiro deste ano. A primeira fase consiste na construção do viaduto, que liga a Avenida Aguanambi à BR-116, e a passarela. O secretário enfatizou que o equipamento terá elevadores de acesso em suas bases. O diferencial foi feito por conta do fluxo de pedestres no local e o hospital, que fica ao lado. "É a primeira passarela desse tipo", apontou Samuel.

Conforme a Seinf, considerada em fase inicial, a obra está 10% concluída. Em relação à primeira etapa, a construção da passarela e do viaduto está cerca de 30% finalizada.

Segundo Samuel Dias, as bases do viaduto já foram feitas. "As vigas já estão sendo construídas e devem chegar em Fortaleza brevemente. Neste mês, começamos a montar e, até fim do ano, a obra será finalizada", afirmou. A expectativa é que, até o fim de 2017, todas as obras na Aguanambi estejam finalizadas. (Colaborou Fernanda Façanha)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.