Operação Fumacê começa na próxima segunda (9)

A orientação aos moradores é para que abram as janelas durante a passagem do fumacê

Escrito por Redação ,
A operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê), que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza antes e depois do Carnaval para o controle do mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya em 21 municípios, tem início na próxima segunda-feira (9). Os trabalhos acontecem de 9 a 14 de fevereiro e, após o Carnaval, de 23 a 28 do mesmo mês, percorrendo 7.739 quarteirões.
 
Em Fortaleza serão cumpridos 8 itinerários em 8 bairros. Na segunda-feira, dia 9, receberão pulverização espacial 163 quarteirões da Praia do Futuro II, das 16h30min às 20 horas. Até o sábado, dia 14, serão ainda cobertos os bairros do Cais do Porto, Jacarecanga, Mucuripe, Praia de Iracema, Praia do Futuro I, Meireles, Varjota e Vicente Pinzon. Na Capital serão cobertos 1.240 quarteirões. 
 
Além de Fortaleza, a operação vai percorrer os municípios de Aquiraz, Pindoretama, Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Itarema, Cruz, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Camocim, com cobertura de fumacê nas sedes dos municípios e praias do Litoral Leste e Litoral Oeste.
 
O fumacê, nome popular para a Pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. A orientação aos moradores é para que abram as janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.