Obra na Praça Portugal deve começar em 15 dias

Projeto foi enviado para discussão na Câmara, ontem, e deve entrar na pauta de votação na próxima quinta-feira

Escrito por Renato Bezerra e Suzane Saldanha - Repórteres ,

O prefeito Roberto Cláudio enviou à Câmara Municipal de Fortaleza, ontem, uma mensagem que trata sobre o novo projeto para intervenções na Praça Portugal. A proposta visa alterar a Lei nº 10.127, aprovada em junho de 2014, e estabelecer a implantação da nova configuração do sistema viário e áreas verdes para praças públicas no entorno da confluência entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís. A estimativa do Executivo é que as intervenções no logradouro comecem em cerca de 15 dias.

A líder da Prefeitura na Câmara, vereador Evaldo Lima, espera que a proposta seja aprovada em redação final até a próxima semana. A estimativa, segundo o parlamentar, é que o projeto seja votado na Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento quarta-feira (16) e entre na pauta de votação quinta-feira (17).

Conforme ressaltou o líder do Governo, a Prefeitura decidiu enviar mensagem à Câmara após recomendação do Ministério Público do Estado. "O Ministério Público recomendou que a modificação da arquitetura da praça deveria ser precedida pela alteração normativa", relatou. De acordo com o nova proposta, o círculo central do logradouro terá seu diâmetro reduzido em quatro metros, permitindo a criação de mais uma faixa para circulação de veículos na Av. Dom Luís.

Durante a entrega da ciclofaixa da Av. Juscelino Kubitschek, no último domingo (13), o prefeito Roberto Cláudio citou a discussão do projeto na Câmara, informando, no entanto, estar tudo pronto para o início das obras, que tem prazo de conclusão em quatro meses. "Dentro de 15 dias a gente deve começar a intervenção lá. Ainda temos uma audiência pública e logo depois começamos", afirma.

Alvo de muita polêmica, o projeto inicial retirava o centro da Praça Portugal para implantar o binário das avenidas Dom Luís e Santos Dumont. No lugar da atual praça, haveria quatro estruturas laterais e um cruzamento. O custo previsto era de R$ 20 milhões, a ser financiado pelo Banco Latino Americano de Desenvolvimento (CAF). No fim do ano passado, devido à falta de liberação do recurso, a Prefeitura decidiu por um projeto alternativo, de autoria da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Assim, o equipamento passou a integrar o programa de Adoção de Praças da Prefeitura. Segundo Roberto Cláudio, uma das empresas é o grupo C. Rolim, que possui projetos no entorno. A Seuma informou, no entanto, que os futuros responsáveis serão anunciados após o processo de adoção ser finalizado.

Mudanças

Com novo custo estimado em R$ 6 milhões, o projeto mexe, também, nas quatro pequenas praças existentes nas laterais do logradouro. As vias internas a elas serão incorporadas a área de cada praça, viabilizando um ganho de espaço e duas terão faixa elevada de pedestre para o acesso ao logradouro principal. As bordas internas das quatro praças terão recuos para abrigar os novos pontos de táxi.

Conforme o projeto, o semáforo da faixa exclusiva para ônibus abrirá primeiro para priorizar o transporte público e haverá uma ciclofaixa contínua na Av. Dom Luís passando sobre a praça principal. O calçamento será substituído por piso intertravado e o Município manterá o paisagismo. As avenidas Santos Dumont e Dom Luís receberão novos semáforos.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que os desvios necessários durante a obra serão mínimos, todavia, ainda não estão definidos. O órgão relevou que, em breve, uma coletiva será anunciada para detalhar as alterações no tráfego.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.