Novo Centro de Testagem para Covid-19 em Maracanaú tem capacidade para 100 testes por dia

O centro foi inaugurado na última quarta-feira (12), e funcionará por meio de agendamento no site.

Legenda: O novo centro de testagem tem capacidade para 500 testes por semana, e o resultado sai em até cinco dias úteis.
Foto: Camila Lima

O novo centro de testagem para Covid-19 do Estado, inaugurado nessa quarta-feira (12) em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem capacidade para 100 testes por dia. Por semana, serão 500 exames realizados. A unidade instalada pela Secretaria de Saúde do Ceará, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), funcionará no Centro de Maracanaú, dsa 8h às 16h, no sistema de drive-thru.

 

O município de Maracanaú, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, já contabiliza 5.726 casos confirmados de infecção pelo vírus Sars-Cov-2 e soma 235 óbitos acumulados desde o início da pandemia, sustentando uma taxa de letalidade de 4,1%. Os números são da plataforma digital IntegraSUS, alimentada pela Sesa, na atualização das 12h25 desta quinta-feira (13).     

O teste deve ser agendado pelo site Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará App, do Governo do Ceará, disponível para o sistema iOS e Android. A abertura de novas vagas será feita semanalmente e, para facilitar o controle, a Secretaria de Saúde conta com a colaboração dos usuários. “Caso não possa comparecer no dia e horário agendados, o usuário deve cancelar a marcação para ceder a vaga a outra pessoa”, informou a Pasta, por nota. 

Tipo de teste

No drive-thru será realizado o teste do tipo RT-PCR, exame feito a partir da coleta de amostras com o “swab”, pela cavidade nasal. O exame detecta o vírus ativo no organismo do indivíduo, assim pessoas sintomáticas e assintomáticas podem realizar o teste.

As amostras recolhidas serão encaminhadas para o Lacen, onde serão analisadas e os resultados ficam prontos em até cinco dias úteis no site Saúde Digital. 

Drive-thru do HGF

O primeiro centro de testagem em massa inaugurado em Fortaleza, o drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que teve início em 15 de junho, já coletou mais de quatro mil amostras. O agendamento para o serviço também é feito através da plataforma Saúde Digital e do aplicatovo Ceará App.

Serviço

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas 

Local: Rua João de Alencar, S/N, Centro

 

 

  

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?


Redação 20 de Setembro de 2020