Movimento de passageiros no metrô de Fortaleza chega a 50% do registrado antes da pandemia

Uma média de 28 mil pessoas voltou a utilizar o transporte diariamente, segundo estimativa da gerência do Metrofor

Escrito por Lígia Costa e Kilvia Muniz ,
Legenda: Uma média de 28 mil pessoas já voltaram a utilizar diariamente o metrô de Fortaleza
Foto: Kilvia Muniz

O movimento de passageiros que utilizam o metrô de Fortaleza já chega a 50% do total registrado antes da pandemia do novo coronavírus, o que corresponde a uma movimentação média de 28 mil pessoas por dia.

"A gente vem observando que, com o incremento das atividades econômicas e as liberações realizadas pelo Governo do Estado, esse número [de pessoas utilizando metrô] vem crescendo paulatinamente e hoje estamos com 50% da nossa demanda normal de passageiros", confirma o gerente de estações da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Plínio Araújo.

De acordo com ele, medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde estão sendo adotadas diariamente para que os passageiros voltem a utilizar o metrô com segurança. As ações vão desde a limpeza regular dos filtros de ar-condicionado à abertura de 50% das janelas dos trens para que haja circulação de ar. O serviço do metrô retornou às atividades em 1º de junho.

Como forma de garantir o distanciamento mínimo recomendado entre cada um dos passageiros, foram feitas marcações com adesivos e faixas nas cadeiras e estações do metrô de Fortaleza. 

Legenda: Nas cadeiras e estações do metrô de Fortaleza, foram colocados faixas e adesivos que indicam o distanciamento mínimo a ser respeitado pelos passageiros
Foto: Kilvia Muniz

"Durante a noite, no intervalo entre meia-noite e cinco e meia da manhã, quando a gente volta a funcionar com os trens, estamos colocando quaternário de amônia, que é um produto sanitizante. Também fazemos, durante as viagens, limpeza com álcool líquido nas paradas", acrescenta o gerente de estações da Metrofor. 

Horários diferenciados

Embora estejam funcionando normalmente, as três linhas do metrô de Fortaleza estão cumprindos horários diferenciados.

A Linha Sul, que interliga Fortaleza às cidades de Pacatuba e Maracanaú, está operando entre 05h35 e 20h56.

Já a Linha Oeste, que liga o Centro de Fortaleza ao município de Caucaia, cumpre dois horários. O primeiro, vai de 5h20 às 10h15; e o segundo, de 15h50 às 20h.

O VLT Parangaba-Mucuripe também tem dois horários, sendo o primeiro de 5h50 às 10h10, e o segundo de 16h10 às 20h10.

Fortaleza em Fase 4

Um novo decreto estadual permitiu que, desde a última segunda-feira (27), Fortaleza avançasse na Fase 4 do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais. Com isso, diferentes segmentos puderam voltar a atuar e outros a estender horários. Hoje, 95% das atividades econômicas já foram retomadas na capital. 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados