Mortes por Covid-19 no Ceará chegam a 3,9 mil com 62.176 casos

Dados são da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h11 desta sexta-feira (5)

Chegou a 3.907 o número de óbitos por Covid-19 no Ceará. O dado é da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h11 desta sexta-feira (5). O total de casos confirmados é 62.176. A contagem envolve datas anteriores ao apresentado.

A maior incidência de testes positivos se concentra em Fortaleza, epicentro com 27.074 infectados, 43% do total do Estado. As demais cidades com contágio elevado são Sobral (2.904), no interior, além de Caucaia (2.338), com destaque negativo na Região Metropolitana.

O número de exames aplicados é 145.898. Ao todo, 41.243 pessoas conseguiram se recuperar da infecção de SARS-CoV-2 no Estado. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

 

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 79,82%, e o de enfermarias é 69,55%. Ainda são investigados 55.658 possíveis casos e 709 óbitos suspeitos de Covid-19.

Para o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, o isolamento social no início da pandemia contribuiu para a diminuição da incidência da doença. No entanto, o Estado enfrenta diferentes cenários ao longo do território.

"Estamos em momentos distintos. A gente sabe que essa infecção tem uma transmissão fácil, tinha muitos casos em Fortaleza, e aí reduziu. Nesse momento, picos na região norte, Camocim, Caucaia, Maracanaú e Itapipoca. O Ceará fez um isolamento precoce, contou com a colaboração do cidadão, o que fez com que retardasse as previsões de muitos casos de Covid-19 ao mesmo tempo", analisou. 

Reabertura na fase 1

O plano de reabertura econômica do Governo do Estado não deve flexibilizar o isolamento social em todo o Ceará. Com a fase de transição em andamento, e a etapa 1 de reabertura prevista para segunda (8), o titular da Pasta explicou que as regras serão diferentes de acordo com a incidência da Covid-19 na região.

A decisão sobre o avanço do plano de reabertura da economia cearense deverá ser anunciada até o próximo sábado (6), segundo o governador Camilo Santana (PT). O Ceará iniciou a fase de transição segunda passada (1º). Em Acaraú, Camocim, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral, no entanto, foi instaurado lockdown para conter a propagação do novo coronavírus.