Morre a primeira senadora do Ceará

Escrito por Redação ,
A primeira senadora do Nordeste, considerada a ´madrinha´ de Juazeiro do Norte, Alacoque Bezerra, morreu ontem, em Fortaleza, aos 91 anos, vítima de complicações cardíacas. Ela estava internada na Capital para onde veio transferida de Juazeiro, na sexta-feira, quando sofreu um infarto em sua residência.

Alacoque Bezerra era considerada a ´madrinha´ do município de Juazeiro do Norte FOTO: JOÃO CARLOS


O sepultamento está marcado para hoje, às 9h, após missa de corpo presente na Basílica Nossa Senhora das Dores, no Cemitério do Socorro. Ontem, foi decretado luto oficial de três dias em Juazeiro do Norte pelo prefeito Manoel Santana. O exemplo de solidariedade da ex-senadora, além da contribuição para o desenvolvimento econômico e educacional, são grandes marcas da sua história.

O corpo de Alacoque Bezerra chegou às 13h de ontem em Juazeiro. Autoridades municipais e moradores compareceram ao velório. A ex-senadora era de uma família de sete irmãos, dois deles já falecidos, Orlando Bezerra, que foi deputado estadual e federal, e Leandro Bezerra, pai do atual deputado federal, Arnon Bezerra, e do vice-prefeito eleito de Juazeiro, Ivan Bezerra.

Família

Os irmãos Adauto Bezerra, Humberto Bezerra, Neide Bezerra e Ivan Bezerra estiveram presentes no velório, ontem. Casou-se com José Maria de Figueiredo, com quem teve três filhos Amélia Maria, Ivanhoé e Magda, casada com o ex-ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Cesar Asfor Rocha.

No decreto, o prefeito da cidade destaca a contribuição da educadora Alacoque Bezerra, de uma das mais conceituadas famílias de Juazeiro com reconhecido papel histórico no desenvolvimento da ´terra do Padre Cícero´, tendo contribuído de forma substancial para o engrandecimento educacional do Cariri.

 Outro aspecto ressaltado pelo gestor juazeirense é por Alacoque Bezerra ter servido ao Ceará como primeira senadora da República, gestão em que demonstrou profunda identificação com os problemas estaduais.

Alacoque Bezerra apresentou projetos pela regulamentação do piso salarial para o magistério e a qualificação da merenda. Seu mandato de parlamentar ocorreu entre outubro de 1989 e fevereiro de 1990. Em 2007, foi lançada a sua biografia, "Alacoque Bezerra - A Madrinha de Juazeiro", de Blanchard Girão.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.