Ministério da Saúde nega caso de ebola em Fortaleza

Falsa mensagem compartilhada em redes sociais afirmava a existência de paciente com Ebola em hospital particular da Capital

Escrito por Ranniery Melo ,

O Ministério da Saúde negou, por meio da assessoria de imprensa, a existência de um caso suspeito de ebola em um hospital particular em Fortaleza. A falsa informação foi originada de um texto, compartilhado nos últimos dias via redes sociais e pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. A mensagem afirmava que um suposto paciente nigeriano, que estaria cursando faculdade no Ceará, estaria internado com o vírus do Ebola, após visita ao país natal. Além do boato em Fortaleza, o Ministério da Saúde desmentiu ainda o aparecimento de um caso de ebola em Vitória, no Espírito Santo.

Até o momento o Brasil investigou dois casos suspeitos de ebola, um em Cascavel e outro em Foz do Iguaçu, ambas cidades localizadas no estado do Paraná. As duas situações já foram descartadas. Não há casos de Ebola confirmados no País e o Ministério da Saúde considera o risco de transmissão da doença baixo.

O ebola é uma doença causada por vírus com alta taxa de mortalidade. Após uma incubação de 2 a 21 dias, a doença acomete o infectado com febre forte, dores de cabeça e nos músculos, conjuntivite e fraqueza generalizada. Na segunda fase da enfermidade, os sintomas são vômito, diarreia e, por vezes, erupções cutânea, podendo também ser seguida por hemorragias internas e externas.

Ainda não existe uma profilaxia específica no combate ao vírus e o atendimento aos pacientes é focado no tratamento dos sintomas. O vírus só é transmitido na fase sintomática da doença e o contágio ocorre por meio do contato com a secreção da pessoa com a enfermidade, ou seja, saliva, urina, fezes ou vômito. A transmissão não acontece por meio do ar.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.