Massa Crítica pinta duas novas ciclofaixas não oficiais na Capital

As faixas exclusivas para bicicletas foram instaladas nas ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz. Em nota, Prefeitura desestimula esse tipo de ação

Escrito por Karine Zaranza ,

Fortaleza amanheceu, neste domingo (28), com mais duas ciclofaixas não oficiais. O movimento Massa Crítica - coletivo anônimo que chama a atenção da Prefeitura para políticas de mobilidade alternativas - pintou faixas exclusivas de bicicletas nas ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz, da praia até a Av. Antônio Sales. 

As marcações possuem cerca de um metro de largura e contornam carros estacionados nas ruas e até lixeiras. Estão espalhados por elas os desenhos de bicicletas. Essa não é a primeira vez que o coletivo faz esse tipo de ação. No último dia 21 de setembro, duas ciclofaixas foram pintadas na Avenida Aguanambi, a 500 metros da sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). 

Além de terem pintado a ciclofaixa, membros do grupo fizeram intervenções em uma praça em frente à sede do órgão, como a instalação de um paraciclo, suporte para o estacionamento de bicicletas, um cartaz no qual está escrito "Praça do Ciclista" e desenhos de bicicletas em algumas árvores.  

Na página do movimento no Facebook, o seguinte texto acompanhava uma foto da nova ciclofaixa não oficial: "As ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz agora têm ciclofaixa da praia até a Av. Antonio Sales. Que a população aproveite, os motoristas respeitem, e a Prefeitura oficialize. E se reclamar vai ter duas..."

A Prefeitura Municipal de Fortaleza afirmou, na ocasião, que desestimula esse tipo de ação e que existe uma política voltada para a implementação de ciclovias e ciclofaixas. “Existe um Plano Diretor Cicloviário que está sendo finalizado pela Seinf (Secretaria da Infraestrutura) e que prevê, ao longo de 15 anos, a implantação de 500 quilômetros de estrutura cicloviária e ciclovias em Fortaleza”, informa a nota.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.