Mais de 5 mil urnas eleitorais são vistoriadas em Fortaleza e Caucaia para evitar falhas no 2º turno

Procedimento é realizado em Fortaleza e Caucaia para garantir a boa execução do serviço durante a votação de domingo (28)

Escrito por Redação ,
Legenda: Urnas são testadas nas seções de Fortaleza pela equipe da Justiça Eleitoral
Foto: Halisson Ferreira

Na véspera do segundo turno das Eleições 2020 no Ceará, equipes doTribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) realizam, neste sábado (28), a última verificação das mais de 5 mil urnas em Fortaleza e Caucaia, a fim de garantir o bom funcionamento durante as votações no domingo (29). Segundo o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Marcel Leonardo, também conta com ‘urnas de contingência’, reservas para serem utilizadas em caso de problemas. 

Conforme o TRE-CE, no primeiro turno das eleições de novembro deste ano, Estado registrou 18.773 urnas eletrônicas utilizadas pelos cidadãos e 2.806 como reservar para suprir qualquer tipo de erro. Em 2016, foram 20.362 urnas disponíveis nas seções e 2.553 para reposição. 

A verificação é realizada tanto por servidores terceirizados, contratados como técnicos de urnas, quanto pelas pessoas convocadas na sociedade. Segundo Marcel, a pluralidade da equipe busca manter a transparência no processo eleitoral.  

“Lembrando que a gente tem uma preocupação de hoje já organizar os locais de votação e as seções eleitorais, de maneira que fique bem tranquilo para que possamos preservar a saúde dos eleitores e dos mesários”, aponta. 

Os procedimentos de verificação são previstos na legislação “de maneira que a gente possa fazer uma eleição tranquila e que os eleitores não precisem aguardar se houver necessidade de manutenção”, finaliza o chefe de cartório. 

Hoje também estão sendo distribuídos novos equipamentos de proteção para mesários, como o faceshield, as máscaras descartáveis, o álcool em gel, para utilização dos profissionais e de eleitores, assim como álcool líquido, para a limpeza de superfícies.

Documentação

Dentre a documentação necessária no dia da eleição, o eleitor precisa portar documento oficial com foto, podendo ser passaporte ou carteira de identidade, de trabalho ou a carteira nacional de habilitação, assim como o título de eleitor ou o e-Título, aplicativo disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS ou Android.

Por conta da pandemia,  todos os eleitores deverão utilizar máscara nos locais de votação e respeitar o distanciamento social. A Justiça Eleitoral também recomenda que cada um tenha sua própria caneta.

“Além dos equipamentos de proteção, a gente também tem uma preocupação com o distanciamento. É importante lembrar que o eleitor tem que sair de casa já de máscara e levar também a sua caneta”, reforça Marcel.

Outras dúvidas

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.