Mãe pede ajuda para bebê de oito meses com má formação facial

Apesar de as cirurgias serem custeadas pelo SUS, Adalgisa explica que não tem como se manter em São Paulo durante o tratamento da filha

Escrito por Redação ,

Adalgisa Lima, mãe de uma criança de oito meses com Síndrome de Goldenhar e encefalocele nasal - que é quando parte do cérebro escapa do crânio -, pede ajuda para que a filha faça cirurgias pláticas ofertadas pelo Sistema Público de Saúde (SUS) para amenizar a má formação no rosto da menina Maria Geovana.

Patologia rara, a síndrome só foi descoberta por Adalgisa no parto. Desde então, a dona de casa busca possibilidades para dar à filha qualidade de vida. "Desde que ela nasceu, os médicos falavam que podiam ser feitas algumas plásticas para amenizar a má formação, e agora eles encaminharam para o centrinho da USP em Bauru".

Apesar de as cirurgias serem custeadas pelo SUS, Adalgisa explica que não tem como se manter em São Paulo durante o tratamento da filha, já que a renda da família de cinco pessoas (Adalgisa e o marido, Oseas, e mais dois filhos) chega a pouco mais de um salário mínimo.

"Já é muito difícil agora, que os acompahamentos ainda são em Fortaleza. Só o meu marido trabalha e temos mais dois filhos", diz Adalgisa Lima. Ela deve ir com a filha para São Paulo no próximo ano. "Estou esperando entratem em contato comigo (para a cirurgia), mas acho que só no próximo ano. Final de ano fica tudo mais difícil", lamenta.

"A Maria Geovana é super esperta, bem ativa. A síndrome só afeta a aparência mesmo. A encefalocele às vezes causa retardo mental ou agressividade. Até o momento está tranquilo, mas ainda é cedo para saber", diz Adalgisa.

Os interessados em ajudar podem contribuir com fraldas e leite ou ainda depositar algum valor na conta (Caixa) do pai de Geovana.

Serviço:

Conta 2721-8

Agência 3134

Op. 13

Oseas Almeida e Silva

Telefone para doações: (88) 9 9292-0788 ou (88) 9 9832-6949

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.