Laqueadura e vasectomia apenas para maiores de 25 anos

Escrito por Redação ,
Métodos anticoncepcionais definitivos, a laqueadura e a vasectomia, são garantidos por lei a todos os maiores de 25 anos ou que tenham dois filhos vivos. Marta da Silva Monteiro, 19 anos, tem dois filhos vivos. Ela preenche os requisitos impostos pela lei para fazer a laqueadura, mas foi informada de que só poderá fazer a operação quando completar 25 anos.

“É o que eu mais quero fazer. Não quero ter mais filhos. Além disso tive até gravidez de risco”, disse a jovem. A chefe da Clínica de ginecologia e obstetrícia do Gonzaguinha de Messejana, Sílvia de Melo, explica que a fila é grande e se dá a preferência por mulheres mais velhas e com muitos filhos.

Apesar de menores de 25 anos que têm dois filhos poderem fazer, muitos médicos tentam convencer jovens a desistir dos métodos definitivos. Silvia Bomfim argumenta que onde existe o acesso à informação e aos métodos e orientação, não é comum a escolha pelo método definitivo.

Nos Gonzaguinhas, a procura é grande, principalmente, pela laqueadura. Em 2005, no Gonzaguinha da Barra do Ceará, foram feitos 811 pedidos masculinos e femininos para essa cirurgias. Foram realizadas, no mesmo ano, 165 laqueaduras e 109 vasectomias.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.