IX Encontro Mestres do Mundo acontece no Crato

O evento homenageará 60 mestres da cultura do Ceará, nos dias 27 a 29 de novembro

Escrito por Redação ,

Entre os dia 27 e 29 de novembro, 60 mestres da cultura serão homenageados no Encontro Mestres do Mundo, que pelo segundo ano consecutivo chega ao Crato. A 9ª edição do evento faz parte do programa Tesouros Vivos da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

A iniciativa é uma forma de reconhecimento às pessoas, grupos e comunidades que são detentoras  da tradição popular do Ceará

Os “tesouros vivos" serão beneficiados pelo Governo do Estado, passando a receber um valor mensal em dinheiro, como um estímulo para que o artista compartilhe sua obra.

Para a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, "é um encontro muito esperado pelos mestres e que volta a ser abraçado com muita alegria pelo Crato”. Ela ressalta que há inúmeras manifestações da cultura tradicional popular no Cariri, das bandas cabaçais aos reisados, das lapinhas ao maneiro-pau.

Com o tema “Caminhos, Afetos e Saberes”, o evento será aberto com um encontro dos mestres no Horto, em Juazeiro do Norte, em visita à estátua de Padre Cícero. A programação do encontro contará também com debates, rodas de diálogo e apresentações artísticas.

A entrada é gratuita em todas atividades. A programação completa está no site da Secult.

Legislação

Com a Lei nº 13.351, de 27 de agosto de 2003, o Governo do Estado, por meio da Secult, garantiu o registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular. Em 2006, esta Lei foi revisada e ampliada, trazendo a manutenção dos grupos e coletividades. Este reconhecimento é o primeiro passo para que se consiga, futuramente, reivindicar o direito à proteção da propriedade intelectual dos artistas populares.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.