Irmãs Carmelitas celebram Páscoa renovando votos de obediência e castidade

As 14 monjas também conversaram com familiares e amigos em uma das poucas oportunidades que têm de contato com a comunidade

Escrito por Redação ,

Para os cristãos, o domingo de Páscoa é dia de celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Para as Irmãs Carmelitas, além de lembrar com alegria uma das datas mais importantes do calendário litúrgico, a ocasião é uma das poucas do ano em que elas têm contato com a comunidade. Também representa um momento especial pela renovação pública de votos de obediência e castidade das 14 Irmãs que moram no Carmelo Santa Terezinha, localizado no bairro Castelão. 

Enclausuradas, a Páscoa é um dos momentos nos quais as Irmãs podem conversar com familiares. Por meio de um espaço chamado locutório, amigos e pessoas que frequentam o Carmelo também vão ao encontro das religiosas para desejar Feliz Páscoa e pedir orações.

Apesar de estarem praticamente o tempo todo na clausura, elas veem a palavra solidão de um modo diferente. "São João da Cruz fala de uma solidão povoada. Como a gente pode estar só, se estamos com o céu?", ressalta a Irmã Teresinha, que ajuda a cuidar do Carmelo, ao comentar uma das frases que o padre proferiu durante a celebração de Páscoa realizada antes do momento no qual as monjas podem ter contato com o público: "Eu tenho certeza de que as Irmãs Carmelitas não vivem na solidão, 'na deprê', como dizem os jovens", disse o pároco.

Renovação

A Irmã Teresinha explica que, na verdade, os votos são renovados por elas diariamente. "Pessoalmente, a gente renova todos os dias. A gente renova após a comunhão eucarística e outras têm a tradição de renovar às três da tarde. Publicamente, a gente renova na Páscoa, no Natal e no Dia da Exaltação da Santa Cruz, que é 14 de setembro".

Ela detalha que a renovação na Páscoa se dá diante de uma grande festa na Igreja. "(A renovação no Natal e Páscoa acontece) justamente por ser essa festa grande na Igreja, essa festa litúrgica que é o ápice, principalmente na Páscoa, que é a festa maior da Igreja", diz a Irmã Teresinha.

As religiosas seguem os preceitos de Santa Teresa d'Ávila, de devoção radical, e contam com rotina intensa de orações. Fora a Páscoa, as monjas também podem ter contato com a comunidade em outras datas especiais, como o Natal e Dia de Santa Teresinha (1º de outubro).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.