Internações por Covid-19 no Ceará estão em queda desde 9 de maio

O recorte foi observado a partir de uma análise do histórico de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2020, registrado pela Secretaria da Saúde do Estado a cada semana epidemiológica

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Legenda: O pico de internações de SRAG por Covid-19 se deu na semana epidemiológica 18, com 2.067 pacientes
Foto: Camila Lima

Embora o cenário de redução dos registros da Covid-19 no Ceará seja mais recente, o número de internações pela infecção vem diminuindo desde maio. A tendência de queda foi observada através da análise do histórico de internações por doenças respiratórias graves, mantido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Os casos são separados por etiologia, e de acordo com a semana epidemiológica.

Até a semana entre os dias 3 e 9 de maio, entre o total de pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 2.006 tinham o diagnóstico da Covid-19; de 10 a 16 de maio, a quantidade baixou para 1.799. A redução se manteve, e, até o dia 18 de julho, foram contabilizados 41 pacientes nessa situação.

O número mais recente foi o mais baixo já registrado desde o início da pandemia. O pico de internações de SRAG por Covid-19 se deu na semana epidemiológica 18, entre os dias 26 de abril e 2 de maio - na ocasião, 2.067 pacientes estavam internados. "No Ceará, a tendência ainda é de queda. Não tem nenhum aumento, nem em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é um dos indicadores que a gente monitora", reforça Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Segundo ela, os casos da infecção causada pelo coronavírus sempre aparecem entre as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ou entre as internações por causas respiratórias. "Ainda que houvesse subnotificação, nas internações, não tem como esconder. E nenhuma das duas categorias apresenta subida. Isso significa que mesmo com a retomada das atividades, não houve um aumento. Isso nos dá tranquilidade para continuar com o processo de reabertura", afirma.

Em um cenário mais abrangente, o pico de internações por SRAG no Ceará, em 2020, aconteceu na semana epidemiológica 19. Entre os pacientes internados, 572 tinham síndrome não especificada, 2.006 tinham a Covid-19 e outros 667 casos ainda estavam sob investigação da Secretaria da Saúde. Mais recentemente, até a semana 29 - que vai até o dia 18 de julho -, 242 casos estavam sendo investigados, enquanto 41 pacientes confirmaram a Covid-19 e 34 foram diagnosticados com outras SRAGs.

Média móvel

Entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho, o Ceará registrou uma redução de 39,4% na média móvel de casos de Covid-19, o que corresponde a dois períodos de 14 dias, conforme a descrição do boletim epidemiológico semanal da Sesa, divulgado ontem (23). As informações também se referem aos dados contabilizados até a semana epidemiológica 29.

O informe apontou, ainda, que o Ceará registrou estabilidade na média de casos em junho, o que sugere uma manutenção de cadeias de transmissão no Estado, como resultado do processo de interiorização da doença. Em Fortaleza, a queda de casos e óbitos foi de 47,4%, nesse mesmo período. Já no Interior, apesar de diferentes cenários entre as Áreas Descentralizadas de Saúde, houve redução de 16% de casos e óbitos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados