Infrações com motos têm aumento de 175%

A AMC afirma que o acréscimo se deu por causa do fortalecimento da fiscalização realizada pelo órgão

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,

As motocicletas tomam conta das ruas e avenidas de Fortaleza. Conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 268 mil motos circulam na Capital. Da mesma forma, o número de infrações também acaba sendo maior por parte dos motociclistas. Para se ter dimensão do problema, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou, de janeiro a março deste ano, 28.584 infrações. No ano passado, em igual período, o número foi de 10.395penalizações, o que aponta um aumento de 174,98% no número de infrações. Até o fim de abril deste ano, 1.544 motocicletas foram apreendidas.

O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, afirma que o aumento de infrações está relacionado às fiscalizações intensivas. "Registramos não só infrações como um aumento de acidentes graves. As Regionais I, VI e VI apresentam grandes índices de multas". Conforme o gestor, 90% do valor arrecado com multas são utilizados para pagar os custos da sinalização horizontal e vertical com instalação de placas e semáforos. Os 10% restantes são destinados à educação de trânsito.

Embora o motociclista seja um dos agentes mais vulneráveis a acidentes de trânsito, o número de sinistros com esse tipo de veículo apresenta tímida redução. Conforme o último levantamento do órgão, de janeiro a outubro de 2015, foram atendidos 1.651 acidentes envolvendo motocicletas. Considerando igual período de 2014, o órgão atendeu um total de 1.707, uma redução de 3,28%.

Para o coordenador da Região Nordeste da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), Luís Carlos Paulino, a entidade vê com preocupação esse elevado índice de infrações envolvendo motocicletas na capital cearense. "Em primeiro lugar, por entender que as autuações registradas têm por base um número, igualmente elevado, de condutas de risco praticadas por 'atores do trânsito' cuja exposição aos acidentes e, por consequência, aos danos deles decorrentes, tem se acentuado muito ultimamente".

Conforme o coordenador, todos estão expostos a riscos no trânsito, entretanto, em se tratando de motociclistas e passageiros desses veículos, o perigo é exponencial, por inúmeros fatores, dentre eles, a falta de cumprimento da legislação de trânsito". Segundo a Abetran, existe a necessidade de se priorizar uma melhor formação dos futuros motociclistas, incluindo uma avaliação mais rigorosa dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O sistema atual não prepara condutores para a realidade das ruas, limitando-se a orientá-los no sentido de obter sucesso nas provas aplicadas pelo Detran-CE.

Carlos também ressalta que há de se pensar em intervenções de engenharia que contemplem de modo diferenciado os usuários desses veículos. Por fim, deve-se intensificar cada vez mais a fiscalização e se priorizar, na linha do que estabelece o próprio Código de Trânsito Brasileiro, investimentos em educação.

Campanha

A AMC informou, por meio de nota, que no âmbito municipal a Autarquia, através da Gerência de Educação de Trânsito (Geduc), tem revelado atenção especial aos usuários de motocicletas. Portanto realiza, por exemplo, de forma contínua, a campanha "Motociclista Prudente: quem é consciente não se envolve em acidente". A mobilização, feita em vias movimentadas da cidade, alerta sobre medidas de prevenção de acidentes.

2

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.