Idoso se despede de hospital sob aplausos ao receber diagnóstico de cura da Covid-19

José Ernanes Pedrosa, de 75 anos, sentiu os primeiros sintomas em casa e só foi internado sete dias após o início do tratamento, no dia 20 de maio

Escrito por Redação ,
Legenda: Os filhos devem se revezar nos cuidados a José Ernanes (na ponta esquerda da foto) durante o isolamento para a recuperação
Foto: Foto: arquivo pessoal

O aposentado José Ernanes Pedrosa, de 75 anos, é um dos cearenses que venceram a Covid-19. Desde o primeiro sintoma até o fim da internação, foram momentos de batalha contra o novo coronavírus. Quando foi liberado na terça-feira (26) do Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, o Frotinha do Antônio Bezerra, recebeu aplausos calorosos da equipe de profssionais. Agora, completamente curado, são os familiares que agradecem pela oportunidade de tê-lo de volta ao convívio.

Com sorriso no rosto ao sair do local, ouviu frases como "se cuide, saúde para o senhor" e deu entrada no que será uma nova fase. Desde os primeiros sintomas, registrados sete dias antes da entrada no hospital, em 20 de maio, nem mesmo os familiares poderiam prever a internação. "Nós só recebemos o diagnóstico realmente quando meu pai já estava internado, na verdade. A gente notou os sintomas e ele foi medicado em casa, primeiramente. Levamos no posto e no sexto dia ele já tinha feito a primeira fase da medicação. Mesmo assim, depois disso, ele já começou com a falta de ar", explica Maria do Socorro, uma das filhas do idoso. Com a dificuldade de respirar, veio a preocupação em buscar uma atenção maior ao pai.

"Fomos ao posto de saúde novamente e a médica já resolveu encaminhar para a internação. Quando chegamos no Frotinha, analisaram a saturação dele e falaram para a gente que ele seria internado", revela emocionada. "Ele chegou a me pedir que não ficasse no hospital e nessa hora você não sabe o que fazer, né? Mas, claro, a gente se vê obrigado a deixar porque, afinal de contas, a gente estava lutando pela vida do meu pai", reforça. 

A partir de então, sete dias de internação para seguir no tratamento foram necessários. Segundo Maria, agora completamente curado, o pai deve seguir recebendo cuidados de apenas um integrante da família por vez. "Por aqui, vamos manter os mesmos cuidados como se ele estivesse no hospital, com toda a atenção a ele", diz. Além disso, ela também conta a sensação de felicidade ao ver que nenhum dos outros familiares apresentou sintomas da doença nos últimos dias. 

Ao lembrar que o pai já pôde tomar sol e se recuperar, aos poucos, já na manhã desta quarta (27), Maria do Socorro não esquece de ser grata. "Queremos muito agradecer a Deus pela recuperação e aos profissionais do Frotinha, pelo médico que cuidou dele diretamente, por tudo que fizeram por nós”, ressalta. Os próximos dias, certamente, devem ser de momentos felizes dentro do lar. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados