Harmonia entre vanguarda e valores que permanecem

Fundado em 1911, Colégio Santa Cecília completa 110 anos de atuação hoje (16). Projetos complementares e fidelidade dos alunos são componentes da história da Escola que atravessa décadas.

Escrito por Colégio Santa Cecília ,
Legenda: Nos mais de 100 anos da Escola, várias gerações de famílias mantêm a confiança no seu ensino.
Foto: Divulgação

Espaço onde conhecimento e vivências são sempre atualizados. Com 110 anos de atuação completados hoje (16), o Colégio Santa Cecília tem como um dos principais aspectos de sua trajetória o desenvolvimento de uma formação integral para o estudante, tanto em nível social, educativo como de formação humana. Implantado originalmente no município de Maranguape, em 1911, pela grande educadora Dona Almerinda Albuquerque e sua família, a Escola foi transferida para a Capital nos anos seguintes, para o espaço onde, hoje, funciona o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), no bairro Benfica.

A chegada ao atual endereço, no bairro Aldeota, ocorreu no início dos anos 1960, já sob a gestão da Associação das Religiosas da Instrução Cristã (Aric), mantenedora da Rede Damas Educacional, que, desde 1952, assumiu a operação e a direção da Escola, transferência aprovada diretamente por Dona Almerinda Albuquerque, com muita alegria e segurança, pois estava passando seu maior sonho para uma Instituição de grande reconhecimento na educação. Segundo a Irmã Patrícia Vasconcelos, diretora-geral do Santa Cecília, na época, a região da Aldeota possuía poucos moradores, com grandes bancos de areia nas redondezas. Mesmo com os desafios daquela época, as religiosas acreditaram no local, comprovando a vocação do Colégio Santa Cecília de realizar com ousadia.

Por conta de algumas famílias do Benfica e de outros bairros não terem como levar os filhos ao novo endereço, um ônibus foi implementado para realizar o transporte, comenta Irmã Patrícia. Desde então, já se verificava um dos principais aspectos da Instituição que a acompanha até hoje: a fidelização das famílias. “Sempre foi uma escola de vanguarda. Uma escola confessional e contemporânea, com uma formação perpassada pelos saberes científicos e pela cultura, em que a arte sempre esteve presente fazendo jus ao próprio nome da Santa Cecília, que teve apreço pela boa música”.

De acordo com a Irmã Eulalia Maria Wanderley de Lima, Superiora-Geral das Religiosas da Instrução Cristã, três das doze escolas atuais da Rede Damas Educacional, incluindo o Colégio Santa Cecília, possuem mais de um século. “Celebrar 110 anos de existência é, primeiramente, elevar um canto de ação de graças a Deus por nos ter permitido atravessar mais de um século de desafios, que exigiram, e exigem, de nós fidelidade ao carisma e à missão, aos valores do evangelho, novos métodos de evangelizar, criatividade, reinvenção, adaptação às novas tendências pedagógicas e aos tempos atuais, abertura ao novo, escuta, empatia, afeto, parceria, participação e envolvimento de todos nos processos educacionais”. 

Valores e reinvenção constante como diferenciais

Os saberes pedagógicos atualizados estão sempre em pauta nas atividades da Escola, o que permite respostas renovadas e pertinentes para cada tempo. Assim, a Escola participa de olimpíadas das mais variadas áreas de conhecimento, implementa viagens culturais pelas diversas regiões do País e fora dele, ampliando a sala de aula, estimula as atividades voltadas para as novas tecnologias, como a programação e a robótica, tudo isso em equilíbrio com uma atualizada formação religiosa.

Através de novas formas, métodos e linguagens da formação religiosa, a Escola interage com as crianças e jovens deste tempo, sendo um dos seus diferenciais. “Trabalhamos com valores humanos e religiosos para que os alunos percebam a importância da amizade, afetividade, relacionamento. É algo muito forte, o respeito ao outro, a partilha e a inserção no mundo para transformá-lo”, explica Leonilia Souza, coordenadora geral da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, essa visão compartilhada de mundo e sociedade se alarga e alcança os pais e familiares, que participam ativamente da vida da Escola.

“Acreditamos na fidelidade construída a cada dia nos detalhes. Temos famílias que começaram na educação infantil e trazem seus netos para a Escola. Nós fortalecemos os laços afetivos, conhecemos os alunos pelo nome e por sua singularidade”, ressalta a coordenadora.

Legenda: Atividades extracurriculares de arte e esporte compõem o dia a dia dos estudantes
Foto: Divulgação
 

Leonilia reforça que o aprimoramento pedagógico acompanha os investimentos contínuos em espaços educativos atualizados, em novas tecnologias e em fazeres que encontram ressonância na vida dos alunos. Assim foi diante do desafio do ano de 2020, com o modelo híbrido de aulas, com parte das turmas na sala de aula presencial e outra on-line, de forma simultânea e alternada. Para o ano letivo 2021, esse modelo continuará a ser ofertado. 

Com 44 anos de trajetória no Santa Cecília, João Bosco Ribeiro de Sousa, o professor Bosco, coordenador de Mediação Escolar, comenta que, somente durante o tempo em que trabalha na Instituição, já está vendo a terceira geração de algumas famílias. “Temos um parâmetro do vivido e experienciado, mas trabalhamos muito com o presente no aspecto acadêmico e também na evangelização”.

Alguns dos Projetos extracurriculares

O Colégio Santa Cecília realiza atividades de projetos pedagógicos complementares e da Pastoral, para uma formação ampla dos estudantes. A Escola também conta com Tempo Integral, Viagens Pedagógicas, Núcleos de Arte e Esporte para incentivar outros talentos dos alunos.

Alguns dos Projetos Pedagógicos

Projeto Valores e Atitudes - 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental: busca a reflexão sobre ações concretas que trabalhem uma educação para a ética, disciplina e valores, promovendo discussões e vivências de cooperação.

Projeto Ensino Bilíngue e High School - Infantil 2 ao 9º ano do Ensino Fundamental: acontece a aprendizagem de uma nova língua mediada por atividades lúdicas e formais, possibilitando uma maior compreensão fonética e produção oral dos estudantes. Já no Ensino Médio, a Escola, em parceria com a University of Missouri, oferece o High School, em que os alunos estudam todas as disciplinas do currículo americano convalidadas com o currículo brasileiro.

Projeto Viagens Pedagógicas - 4º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio: cada série tem um roteiro de viagem que vai de dois até trinta dias, dependendo de cada destino, que está ligado ao conteúdo vivenciado em sala e que pode ser ampliada numa visita in loco dos aspectos culturais, históricos, geográficos e de outras áreas do saber, pois são projetos acompanhados e preparados pelos educadores de forma interdisciplinar.

Projeto de Olimpíadas - 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio: prepara e incentiva os alunos para a participação em olimpíadas, a fim de promover um maior envolvimento com a pesquisa, estudo e competições científicas, valorizando o conhecimento e as habilidades individuais. Olimpíadas de Ciências da Natureza, Matemática, Redação, Informática, Química, História, entre outras.

Alguns dos Projetos da Pastoral

A pastoral favorece a evangelização da comunidade educativa em sintonia com a igreja e as exigências advindas dos tempos atuais, além de projetos de caráter humano e espiritual que estimulam o respeito mútuo, a participação e a solidariedade.

Mochilinha - 1º ano do Ensino Fundamental: oportuniza a vivência de um mundo onde as pessoas se queiram bem; propicia o conhecimento e reflexão sobre a parábola do Bom Samaritano, procurando encontrar pistas de como podemos cuidar do próximo no dia a dia. Sensibiliza e envolve a família estimulada pelas crianças para uma vivência concreta de solidariedade e ajuda ao próximo.

Semear - 3º ano do Ensino Fundamental: favorece uma agradável experiência de encontro com Deus, com base na parábola do semeador (Mt 13,23), semeando no coração das crianças a Palavra de Deus, que mais tarde germinará em cada uma, na Igreja e na sociedade.

Máscara - 3º ano do Ensino Médio: aprofunda o autoconhecimento como via necessária para o processo espiritual (vocacional), profissional e para a construção de um projeto de vida. O projeto utiliza a linguagem do teatro para expressar, por meio da arte, do palco da vida, a beleza que é ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

Serviço

Colégio Santa Cecília
Instagram: colegiosantacecilia
Facebook: colegiosantaceciliaoficial
Site: https://www.santacecilia.com.br/

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.