Há três semanas Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, registra aglomerações, dizem moradores

Maioria do público é jovem. Último encontro aconteceu na madrugada deste domingo (30) e segundo os residentes, reuniu 300 pessoas entre das 1h às 6h da manhã

Escrito por Redação , metro@svm.com.br

Tem se tornado cada vez mais constante flagrar o desrespeito ao isolamento social, principalmente durante os fins de semana, em Fortaleza. De acordo com moradores nas proximidades da Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, aglomerações acontecem com frequência há pelo menos três semanas.

 

Em uma das ocasiões, registrada na madrugada deste domingo (30), os residentes afirmam que um grupo de aproximadamente 300 pessoas se reuniu na Rua Paulino Nogueira com paredão de som. Uma residente da área que pediu para não ser identificada conta que não é a primeira vez que as festas acontecem no bairro. Esse já seria o terceiro fim de semana com multidão no mesmo lugar. 

“Sabe o Carnaval? Era parecido aquela lotação, mais de 300 pessoas, não passava nem com carro na rua”, relembra. Além disso, também relata que eram quatro carro com paredões de som, e o público do evento ilegal correspondia a faixa- etária de 15 a 30 anos. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Denúncias

O desrespeito às regras sanitárias de proteção individual também são comuns. 

“Todo mundo sem máscara, todo mundo fumando, aquela baderna. Todos os moradores estavam se sentindo na época do Carnaval do Benfica. Está todo mundo comentando e indignado com isso”, destaca.

Moradores também reclamam que as aglomerações mudam de horário para driblar a fiscalização e acontecem cada vez mais tarde. “Na rua onde tem essa aglomeração, esse fim de semana começou 1h da manhã, e foi até 6 horas. E nessas ruas moram idosos de até 90 anos, isso é prejudicial para saúde deles”. 

A fonte enfatiza que quem faz denúncias sobre a situação recebe ameaças e que aqueles que denunciaram situações parecidas anteriormente, tiveram que mudar de bairro. 

“Nós já temos informações de que no próximo sábado vai ter de novo. Isso é uma falta de respeito com a população. Aqui está tão sério, que se eu postar um vídeo denunciando, eu vou receber ameaças”, indigna-se. “E não tem fiscalização na área, de jeito nenhum, não vemos isso”, completa.   

Fiscalização  

A reportagem do Sistema Verdes Mares entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e aguarda resposta. A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também foi procurada sobre o assunto. Em nota, o órgão informou que é de responsabilidade da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) receber denúncias de aglomerações.

Ainda segundo a Agefis, o Ciops seria ainda o responsável pela dispersão dos grupos. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados