Grandes filas e aglomerações são flagradas no Centro de Caucaia, nesta quarta-feira (8)

Desrespeitando a quarentena e a recomendação das autoridades de saúde, dezenas de pessoas se aglutinaram próximo a bancos, lotéricas e farmácias

Legenda: Caucaienses se aglutinam dentro e fora de lotérica no Centro do município
Foto: Foto: Fernanda Aires

Agências bancárias, lotéricas e farmácias do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, ficaram lotadas, na manhã desta quarta-feira (8). Dezenas de pessoas formaram filas nas proximidades dos estabelecimentos, sem respeitar a recomendação das autoridades de saúde de evitar aglomerações como forma de combate ao avanço do novo coronavírus.

A aposentada Rosa Nascimento, 81, era uma das presentes na fila de um banco no Centro de Caucaia. Ela afirma que precisou ir até o local para "receber um benefício", e "não podia esperar por outro momento". Além dela, outras pessoas ressaltam urgência na resolução de pendências bancárias.

Medidas de contingenciamento foram enviadas pelo Banco Central (BC), no último dia 19, para que as unidades bancárias ajustem o horário de atendimento ao público nas agências, evitando aglomeração de pessoas e diminuindo a exposição dos clientes e funcionários ao vírus causador da Covid-19. Cada agência tem autonomia para organizar o fluxo conforme sua preferência.

Legenda: Filas são registradas no entorno de bancos e farmácias
Foto: Foto: Fernanda Aires

A reportagem não constatou medidas de segurança no local nem fiscais para auxiliar os clientes. Entre as dezenas de pessoas nas filas, poucas utilizavam máscara de proteção.

No último sábado (4), o governador do Ceará, Camilo Santana prorrogou o decreto de isolamento social em todo o Estado, segundo o qual bancos e lotéricas, por exemplo, podem continuar funcionando.



Redação 07 de Junho de 2020