Funceme prevê chuvas no litoral e na Região da Ibiapaba

Apenas quatro municípios cearenses registraram precipitações, sendo que a maior foi em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 16,6 mm.

Escrito por Marcus Peixoto,

Metro

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) mantém o prognóstico de poucas chuvas no Ceará, durante o período carnavalesco. De hoje até terça-feira, a perspectiva é de chuvas isoladas ao longo do dia, tanto no litoral quanto na Região da Ibiapaba. Hoje, choveu em quatro cidades, sendo que a maior aconteceu em São Gonçalo do Amarante, com 16,6 mm.. Também houve ocorrências de chuvas em Trairi, Palmácia e Fortaleza.

A Meteorologia observa que esse quadro de poucas chuvas, com atuação ainda do fenômeno de pré-estação que também acontece em fevereiro, proporciona um tempo com nebulosidade variável apenas no Litoral e Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, o céu varia de claro a parcialmente nublado.

Apesar da pluviometria não ser tão significativa, o fato das condições de muitas nuvens, que ocasionam a nebulosidade e, com isso, impede maior radiação solar, há um maior conforto térmico, que também é favorecido pelas rajadas de vento. Hoje, até as 9 horas, os termômetros registravam temperatura de 25 graus na Capital.

A partir de quarta-feira, após o Carnaval, e seguindo pelos próximos três dias, a Funceme divulgará um nova previsão. Já o segundo prognóstico da quadra invernosa no Ceará somente será divulgado na segunda quinzena deste mes. A meteorologia atesta que há ainda uma forte influência do El Niño, impactando numa estação chuvosa abaixo da média histórica para os próximos três meses.