Fortaleza tem manhã de votação tranquila, sem aglomerações e com respeito aos protocolos de saúde

Com escolha apenas para prefeito, processo eleitoral segue mais rápido. Na Capital, 1.821.382 eleitores votam em 4.573 seções distribuídas em 640 locais

Escrito por Redação ,
Idosos votaram preferencialmente pela manhã
Legenda: Idosos votaram preferencialmente pela manhã
Foto: José Leomar/SVM

O movimento de eleitores nos locais de votação para o segundo turno das eleições municipais de Fortaleza foi traquilo, na manhã deste domingo (29). Os fortalezenses monstraram respeito aos protocolos de segurança para evitar a proliferação da Covid-19.  

No local de votação com maior quantidade de eleitores no Ceará, Colégio Ari de Sá, na Avenida Washington Soares, a movimentação foi intensa, mas sem aglomerações. Segundo fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) no local, cerca de 12 mil pessoas votam na instituição de ensino.

Movimentação de eleitores tranquila no Clube Náutico Atlético Cearense
Legenda: Movimentação de eleitores tranquila no Clube Náutico Atlético Cearense
Foto: Almir Gadelha/SVM

No bairro Cristo Redentor,  periferia de Fortaleza, na Av. Hélio Campos, área que tem um conjunto de três locais de votação próximos, a movimentação foi intensa, mas sem complicações. Não houve filas pela manhã. Movimento calmo também no Clube Náutico Atlético Cearense. Muitos eleitores idosos. Um detalhe é que colocaram cadeiras para os mais cansados.

Manuel Pereira da Silva, 89, votou pela manhã na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na seção 161. Apesar de não ser obrigado a votar, Manuel, que tem problemas na coluna e anda com ajuda de moletas, faz questão de participar da eleição: "votando, o sujeito pode escolher quem ele acredita que pode fazer alguma coisa", disse o aposentado. Na Apae, funcionam seis seções eleitorais e o movimento pela manhã foi tranquilo, sem filas.

Manuel Pereira da Silva, 89, com tradicional título de papel
Legenda: Manuel Pereira da Silva, 89, com tradicional título de papel
Foto: Aline Oliveira/SVM

Demanda

No segundo turno das eleições municipais, o horário de votação pernaneceu das 7h às 17h, como forma de evitar aglomerações, com o período de 7h às 10h preferencialmente destinado às pessoas acima de 60 anos, do grupo de risco.

Veja também

Ao todo, são 1.821.382 eleitores de Fortaleza que votarão nas 4.573 seções distribuídas em 640 locais de votação. Já em Caucaia, 222.128 eleitores registram voto em 590 seções, nos 123 locais de votação. O TRE-CE utiliza, nos dois municípios, 5.761 urnas eletrônicas. Desse total, 598 serão urnas reservas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.