Fortaleza tem 27% do total de respiradores em uso por pacientes de Covid-19 da rede municipal

Este é o menor índice de demanda pelo equipamento desde o início da pandemia

Escrito por Redação ,
Legenda: Fortaleza tem 27% do total de respiradores em uso por pacientes da rede municipal, menor índice desde o início da pandemia
Foto: Divulgação/Governo do Estado

Fortaleza registrou nesta terça-feira (16) a menor demanda de respiradores por pacientes graves com a Covid-19 desde o início da pandemia. Conforme mostrou o prefeito Roberto Cláudio em transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira (17), 27% dos ventiladores mecânicos administrados pelo município são utilizados no momento. 

"A gente já chegou a ter todos os respiradores, em algum momento, lá no começo do mês de maio, praticamente todos eles ocupados. Então há uma tendência de melhora, de procura de pacientes graves precisando de ventilação mecânica", disse o gestor. 

Fortaleza tem um total de 209 respiradores nas unidades de saúde municipais, sendo eles distribuídos entre o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Campanha Presidente Vargas, Hospital da Mulher, Frotinha do Antônio Bezerra, unidades de pronto-atendimento (UPAs) e outros hospitais municipais.

 

Roberto Cláudio comemorou ainda a tendência de redução nos índices de casos confnirmados e de óbitos em razão do novo coronavírus na capital. Dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 12 já mostravam o panorama atual. 

O pico de casos de Covid-19 ocorreu em Fortaleza entre os dias 19 de abril e 9 de maio. 

A média diária semanal de casos novos continua "em franco declínio" e a média diária de óbitos por semana epidemiológica, segundo a data de ocorrência do evento fatal, apresenta "inequívoca diminuição".

Fatores como estes - a maior agilidade no resultados dos testes, queda contínua do número de mortes e casos - permitem confirmar a hipótese de que o pico da doença passou.  "A hipótese de que o período correspondente ao platô (pico) de casos (incidência) tenha ocorrido entre as Semanas Epidemiológicas 17 e 19 (19/04 - 09/05), e de óbitos (mortalidade) entre as Semanas Epidemiológicas 19 e 22 (03/05 a 30/05) se confirma, ao se avaliar esse ciclo epidêmico", diz em, nota, a Secretaria. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

O prefeito, entretando, pede que ainda haja cautela, já que a melhora nos índices pode ser revertida, caso as medidas de isolamento social e o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, sejam descumpridos. "Isso não quer dizer que seja uma tendência definitiva. Felizmente a gente tem conseguido controlar, com uma tendência de melhoria dos indicadores e números ao longo das semanas, mesmo com esse primeiro processo de abertura, entretanto é importante que todo dia a gente monitore esses dados", assevera. 

 

 

 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados