Força Nacional dispersa aglomeração e faz bloqueio no maior colégio eleitoral de Caucaia

Operação no segundo turno das eleições municipais acontece para garantir medidas de prevenção ao novo coronavírus e fiscalização contra crimes eleitorais

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Legenda: Agentes atuam desde a tarde deste sábado (28) nas ruas de Caucaia na operação do segundo turno das eleições.
Foto: Isaac Macêdo

Agentes da Força Nacional dispersaram aglomeração de pessoas e bloquearam a passagem de veículos no acesso do principal colégio eleitoral de Caucaia, na Escola Economista Rubens Vaz da Costa, neste domingo (29), no segundo turno das eleições municipais. O controle acontece desde a tarde deste sábado (28) para evitar agrupamentos, devido à pandemia da Covid-19, e coibir crimes eleitorais.

As atividades da Força Nacional no município acontecem com 100% do efetivo dos agentes da segurança e são centralizadas na localidade da Jurema - onde foi observado pelas equipes maior número de denúncias quanto à boca de urna no primeiro turno. Os agentes orientam distância de 100 metros dos colégios eleitorais após a votação.

Legenda: Agentes orientam distanciamento dos locais de votação dos eleitores na saída
Foto: Isaac Macêdo

Dessa forma, as pessoas que se reuniram para conversar ou permaneceram em volta de bancas de lanches na manhã deste domingo (29) foram orientadas a sairem das proximidades da Escola Rubens da Costa. Já o bloqueio de carros foi realizado para garantir maior fluidez ao trabalho da Força Nacional e facilitar o acesso dos pedestres.

As operações apresentam como resultado a redução de atos criminosos e de aglomerações nos locais de votação, como observa o Capitão Brito, da Força Nacional.

"Até o presente momento, a Força Nacional vem atuando, garantindo a manutenção da ordem e mantendo os índices de criminalidade baixos. Por enquanto, devido ao planejamento empregado pela Força Nacional, ainda não tivemos ocorrência relacionada a crimes eleitorais"
As ocorrências atendidas pela Força Nacional são registradas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com a portaria autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a atuação dos agentes em Caucaia segue até 1º de dezembro quando o efetivo deve se preparar para o retorno à Brasília.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.