Fonte luminosa na Lagoa da Parangaba atrai novos visitantes; “mais romântico”, dizem moradores

Decoração foi instalada na semana passada e faz parte do projeto de revitalização do espaço

Casal na Lagoa da Parangaba
Legenda: Atrativo chama atenção dos moradores da região. Casais são os principais frequentadores.
Foto: Camila Lima

Atual ponto de encontro para famílias da região, o calçadão da Lagoa da Parangaba, em Fortaleza, ganhou um novo atrativo: uma fonte luminosa. Desde a semana passada, a Lagoa conta com um dispositivo feito com luzes LED, colocado dentro do corpo d'água, próximo ao pavimento.

As ‘luzinhas’ chamam a atenção pelas coreografias: cada noite, de acordo com quem passa pelo local, a água sai do ponto luminoso de uma maneira diferente. Como o espetáculo fica próximo a uma das pontes da lagoa, é comum perceber casais e curiosos aproveitando o espaço para conversar e se distrair.

A chegada do atrativo foi comemorada pela designer de moda Silvaneide Alves de Oliveira. “Deixou tudo mais glamuroso”, brinca. Ainda segundo Silvaneide, a fonte resgatou um sentimento adormecido de quem mora no local: o de pertencimento.

“Eu tenho de Parangaba o que eu tenho de tempo de vida, 43 anos. Vi muita coisa mudar por aqui. Parei de andar na calçada porque era muito perigoso, afastava a gente. Com a chegada das obras, tudo ganhou um novo ar, voltou a ser o que era antes, um ponto de encontro de famílias”, relembra, emocionada.

Para aproveitar o novo espaço, a designer costuma levar a família para caminhadas e outras atividades no calçadão. O marido e os sobrinhos são as principais companhias do passeio. “É lindo de ver demais, vamos eu e meu marido, fica tudo aconchegante. É muito romântico, a gente fica olhando as luzinhas e faz a gente esquecer dos problemas”, conta Silvaneide.

Apesar de estar feliz com as novas opções nos arredores, ela espera que cheguem atrativos para atividades de dia, também. “Poderia investir em mais coisas. Colocar um pedalinho para poder dar passeio na lagoa. A luzinha já deu uma melhorada, já ficou bem chamativo”, indica. 

Dança das águas

Quem também aproveita a chegada das atrações é a filha de Silvaneide, a química Ana Elisabely de Oliveira da Silva, 25. Acostumada a acompanhar a família nos passeios durante a infância, Ana retornou recentemente para o calçadão após período de pausa. “Era muito estranho, muito perigoso por causa da falta de iluminação. Agora, com a praça, com os aparelhos, ficou mais habitável. Então voltei a caminhar por ali”, diz. 

Crianças pedalam na Lagoa da Parangaba
Legenda: Fonte luminosa deixa o passeio em família mais agradável
Foto: Camila Lima

As 'luzinhas' na parte da Lagoa, conta Ana, se tornaram atração à parte durante a caminhada. Para a química a chegada do aparelho além de dar uma nova vida à Lagoa resgata a relação dos moradores com o local.

“Nosso diferencial ali sempre foi a lagoa. É fresquinho, bate um vento bom. Com as luzes, fica parecendo que é de outra cidade. Parece uma dança das águas. Chamou muita gente para ver a Lagoa, gente que tinha parado de andar por ali. É muito bonito principalmente para quem é casal”, aponta Elisabely.  

As fontes luminosas, de acordo com a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), fazem parte do projeto de urbanização e requalificação da região. Além da intervenção, o espaço agrupa ciclofaixa, brinquedopraça, pista de cooper e skate, paisagismo com o plantio de árvores e criação de jardins, campo de futebol, quadras de vôlei de praia, pracinhas e quiosques de alimentação, convivência e banheiros e uma mini areninha com grama sintética.

As obras da lagoa foram orçadas em aproximadamente R$ 4,3 milhões. As intervenções incluem a urbanização da área às margens da lagoa, situada entre a Av. Américo Barreira, Rua Gomes Brasil, Rua Caio Prado, Rua Pedro Muniz e Av. Carneiro Mendonça.

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?

Assuntos Relacionados