Fiscalização eletrônica na Rua Fausto Cabral limitará velocidade a 40 Km/h

Multas começarão a ser aplicadas a partir desta segunda (28)

Escrito por Redação ,

A Rua Fausto Cabral, localizada no bairro Papicu, terá fiscalização eletrônica de velocidade a partir desta segunda (28). A via, que compõe um binário com a Av. Alberto Sá, tem velocidade regulamentada para 40 Km/h desde dezembro 2014. Entretanto, até então, não havia monitoramento.

A Prefeitura de Fortaleza diz que a medida tem o intuito de aumentar a segurança viária, sobretudo aos pedestres. A rua concentra instituições educacionais e residências.A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) instalou sinalização vertical e horizontal ao longo da via, alertando sobre a fiscalização.

A redução de velocidade tem sido tendência em cidades brasileiras. Na Capital cearense, a Av. Engenheiro Santana Júnior também teve velocidade reduzida de 60 para 40 Km/h, à altura dos viadutos do Cocó, desde julho deste ano.
 
Sobrevivência

A iniciativa é apontada como uma das soluções para reduzir acidentes. De acordo com estudos, o risco de ferimentos graves ou mortes de pedestres aumenta conforme a velocidade. Ao ser atingido por um veículo a 40 km/h, um pedestre tem por volta de 35% de probabilidade de falecer em decorrência do atropelamento. A 60 km/h, essa probabilidade aumenta para cerca de 98%, anulando praticamente a chance de sobrevivência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.