Estudantes cearenses também teriam recebido tema da redação

Alunos afirmam que receberam previamente, por mensagem no celular, o tema da redação do Enem. Eles querem anulação da prova

Escrito por Redação ,

Estudantes cearenses afirmaram também terem recebido antecipadamente o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que tratou da publicidade infantil no Brasil. Diante disso, um grupo de estudantes de uma escola particular da Capital planeja entrar com uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando a anulação da prova e a realização de outra.

Para o estudante Moisés Araújo, 20, que tenta uma vaga no curso de medicina, foi uma decepcionante surpresa saber que a mensagem que tinha recebido por meio de um aplicativo no smartphone pouco tempo antes do início da prova era o tema real da redação. “Recebi a mensagem por volta de 10h40, quando estava me arrumando para ir ao local de prova. Não levei em consideração e quando vi na prova era a mesma coisa, até o mesmo gráfico”, comenta. Ele conta que a mensagem foi enviada por um amigo da cidade de Campinas, que já havia recebido por meio de um grupo no mesmo aplicativo e espera que alguma providência seja tomada. 

Somente quando acabou a prova do último domingo (9), a candidata Andressa Figueiredo, 17, viu a mensagem de um amigo no celular enviada por volta das 13h, comunicando a possibilidade do tema da redação ser publicidade infantil. Quando viu que o amigo tinha razão, se disse chocada com o vazamento da informação. “Ele disse ter recebido a prova às 11h mas achou ser brincadeira, então eu que disse a ele que realmente o tema foi esse. Fiquei muito surpresa”.

O primeiro indício do vazamento do tema da redação do Enem veio à tona na última quarta-feira (11), quando um estudante do Piauí afirmou ter recebido a informação pelo celular. A Polícia Federal entrou no caso e segue investigando a situação. 

Em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na tarde de ontem, a assessoria de comunicação apenas informou, por meio de nota, que o celular do estudante piauiense foi apreendido e perícias estão sendo realizadas no aparelho por parte da polícia.

Ainda de acordo com o comunicado, “desde o inicio do exame outras denúncias foram recebidas e, quando apuradas, todas se mostraram infundadas. O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes”, completa a nota.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.