O período de matrículas para alunos novatos nas 155 escolas de Ensino Médio em tempo integral no Ceará começa nesta quinta-feira (14). Conforme o Governo do Estado, as vagas serão destinadas para estudantes da rede particular, de outros estados ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.
- Mães adiam matrículas escolares em meio a incertezas e medo no cenário da pandemia
- Escolas da rede pública se reestruturam para o início do ano letivo
- Escolas públicas estaduais iniciam matrículas online e presencial para novatos na quinta-feira (14)
A matrícula para as escolas de tempo integral em Fortaleza ocorrerá de forma online, através do site desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc). O site foi criado com o objetivo de agilizar o atendimento e garantir mais segurança neste período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.
O atendimento presencial será destinado apenas aos pais que não dispõem de acesso à internet. A iniciativa do atendimento online foi criada para evitar aglomerações e a proliferação da Covid-19 durante as etapas do período de matrícula.
O processo de matrícula nas escolas do interior do Estado acontecerá de forma presencial, seguindo o cronograma estabelecido por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede).
Documentação necessária
Para que a matrícula online seja efetuada, os seguintes documentos deverão ser anexados: certidão de nascimento, casamento ou RG e a declaração de matrícula do ano de 2020.
Para o processo presencial, será necessário apresentar cópia da certidão de nascimento; transferência ou declaração de escolaridade; duas fotos 3 × 4 do estudante; cartão de vacinação; cópia da identidade e número do CPF; e Número de Identificação Social (NIS) para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento.
Além disso, para solicitar a matrícula online, também será necessário realizar o cadastro do usuário na plataforma. Estudantes maiores de 18 anos ou pais/responsáveis devem acessar o sistema para informar dados pessoais. Após o cadastro, o sistema gera o login e a senha de acesso do aluno, que deverá ser usado para fazer a matrícula.
O responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. No momento da solicitação da matrícula, também será necessário selecionar o tipo de ensino, a série e o turno de interesse. O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.