Em Fortaleza, 'Dia D' contra o sarampo e poliomielite movimenta unidades de saúde na manhã de sábado

Ação acontece até 16h30. Serão ofertadas também outras vacinas para completar a caderneta de crianças e adolescentes Ação contra o sarampo e a poliomielite acontece em 144 pontos da Capital e acontece até 16h30. Na unidade Irmã Hercília Aragão, localizada no bairro São João do Tauape, registrou rapidez no atendimento e boa procura dos usuários

Escrito por Redação ,
Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, o atual momento requer atenção redobrada de pais e responsáveis
Legenda: Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, o atual momento requer atenção redobrada de pais e responsáveis.
Foto: Fernanda Ayres

A campanha do "Dia D" contra o sarampo e poliomielite acontece em 114 postos de saúde da Capital, e outros 30 pontos estratégicos, como supermercados, escolas e associações. A ação promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue até 16h30.

O objetivo é imunizar adultos entre 20 e 49 anos que não tomaram as duas doses da vacina, ou que estejam com o esquema vacinal incompleto, além de crianças de 1 a 4 anos e 11 meses.

No Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão, localizado no bairro São João do Tauape, a manhã de sábado apresentou bastante procura dos usuários. Pais e responsáveis procuravam a unidade para imunização contra a poliomielite. É o caso da dona de casa Patrícia Ferreira. 

Ela fez questão de chegar cedo no local e levou o pequeno Rafael Carneiro, de dois meses. Segundo a entrevistada, o entendimento da vacinação foi considerado rápido.  “Eu já tenho outro menino e nunca tive problema com negócio de doenças. Sempre preveni com as vacinas da caderneta”, detalhou. 

A vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola tem esquema vacinal que compreende a duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela).
Legenda: A vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola tem esquema vacinal que compreende a duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela).
Foto: Fernanda Ayres

A campanha continua até 31 de outubro, conforme prorrogação do Ministério da Saúde para interromper a cadeia de transmissão do vírus da poliomelite no País. Em 2020, cerca de 21 estados apresentaram casos. De março até o início de outubro, o Ceará já aplicou 186.089 doses da vacina no público alvo. 

Para o Técnico Administrativo, Edson Lima, a campanha é vital. Ele acompanhava a filha de três anos. A criança foi imunizada com o reforço de doses contra poliomielite  e H1N1. "É importante por conta das doenças, para prevenir das crianças pegarem qualquer tipo delas", avalia o familiar. 

Momento

No Ceará, até o final do mês de setembro, foram registrados sete casos de Sarampo, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 15 casos confirmados. Este ano, foi notificado um caso em fevereiro e seis em março, e todas foram “importadas de outros estados”. Os registros são dos municípios de Cariré e Farias Brito, no interior do Estado. 

Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, o atual momento requer atenção redobrada de pais e responsáveis.

“Passamos por um contexto de pandemia e muitas crianças atrasaram os esquemas vacinais. Essa campanha veio para atualizar e dar essa dose extra da pólio para garantir que nós não tenhamos mais casos no Brasil”, alertou a gestora. 

Outro ponto levantado é a prevenção extra contra a paralisia infantil. “Estamos vivenciando no Brasil inteiro um surto de sarampo e temos dois países em que ainda circulam o vírus da paralisia infantil. Enquanto o vírus circular em algum lugar do mundo precisamos proteger estas crianças”, defendeu Vanessa Soldatelli. 

campanha continua até 31 de outubro
Legenda: Campanha continua até 31 de outubro
Foto: Fernanda Ayres

Apesar da redução de 53,3% no número de diagnósticos positivos de sarampo no Estado, a infecção viral requer atenção por conta da sua alta taxa de transmissibilidade. A pessoa infectada com o vírus Measles morbillivirus, causador do sarampo, pode transmitir para até 18 outras pessoas. A transmissão que pode ocorrer por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar próximo.

Outras imunizações

O Dia D também estará voltado para a vacinação contra a poliomielite, doença causadora da paralisia infantil. A meta da SMS é imunizar cerca de 135 mil crianças, na faixa-etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a doença.

Apesar da doença já ter sido erradicada no Brasil, em outros países ainda não foi, e a coordenadora de imunização da SMS, Vanessa Soldatelli enfatiza a importância da vacinação. “A poliomielite é uma doença muito grave. Enquanto nós tivermos a circulação do vírus, devemos continuar vacinando nossas crianças”, destaca Vanessa Soldatelli. 

Além disso, a rede municipal oferta 14 vacinas para as crianças : BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Tetravalente, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana – DTP e Febre Amarela). E cinco para os adolescentes, que são HPV, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite B e Dupla Bacteriana - Difteria e Tétano.

Serviço:

Data: Sábado (17/10) 
Hora: 8h às 16h30 
Local: 114 postos de saúde e 30 pontos estratégicos

Veja abaixo a lista dos 30 pontos estratégicos para a vacinação neste sábado (17):

Regional I 

Escola Dom Helder: Rua -  Frei Odilon, 623 B - Floresta 
Alpendre Dona Tereza: Rua - Grito De Alerta, 241 - Barra Do Ceará 
Comunidade Sis Glória: Rua E, Nº255 Vila Velha II 
Padaria Do Louro: Rua N, 264 Esquina Com Rua H, Vila Velha 
Igreja Assembleia De Deus: Tv. Pompeia, S/N - Barra Do Ceará 
Igreja Batista: Rua Chastinet Guimaraes, 329 - Vila Ellery 
Igreja Mãe Rainha: Rua Aristides Barreto, 200 - São Gerardo

Regional II

Escola Frei Agostinho: Av César Cals, 2370 - Praia Do Futuro

Regional III

Mini Posto: Rua Ilha Do Bote, 372, Quintino Cunha 
Igreja N.S Perpétuo Socorro: Rua Moisés,95 
Capela N.S Aparecida: Rua Cláudio Guimarães 
Sede Regional 3:  Av. Jovita Feitosa, 1264

Regional IV

Anexo Colégio Teixeira Holanda End:  Rua Anita Garibaldi, 64 - Serrinha

Regional V

Miniposto Projeto Sim A Vida: Rua Regivaldo França 
Escola Professor Edilson Brasil Soares: Rua São Bento, Conjunto Tatumundé 
Miniposto Academia: Rua Coronel Fabriciano, 1792 Granja Portugal 
Cras Do Bom Jardim: Rua Cel. João Correia, Nº2023 Bom Jardim 
Casa Acs Joana: Rua Cel. Virgílio Nogueira, Nº1610 Bom Jardim 
Mini Posto 01- Cidade Jardim 1: Avenida Sapucaia Condominio 4 Bloco 12 Salão De Festas
Mini Posto 02 -cidade Jardim: Rua 15 Quadra 7 Salão De Festas 
Mini Posto 01- Casa Da Comunidade: Rua Direita 657 - Cidade Nova (Com Acesso A Internet)

Regional VI

Creche Odilon Braveza, Bela Vista: Rua Neo Miranda S/N 
Miniposto: End Rua 1° De Abril, N°500 
Residencial Yolanda Queiroz 
Igreja Semear: Rua Egidio De Oliveira, 480 
Associação Comunitária: Rua Lucas Fco Antonio S/N
Escola Bernadete Oriá: Rua Conde Sandoval,796 
Santuário Mãe Divina: Rua Wanda Sidou S/N 
Assembleia De Deus: Av Capitão Hugo Bezerra, 1955 
Igreja São Sebastião: Rua Quitéria Girão S/N

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.