Em dois dias, 50 lojas são fechadas e 28 pessoas vão à delegacia por furar lockdown em Caucaia

Operações são conduzidas pela Guarda Municipal e Polícia Militar e autuaram vendedores e proprietários de lojas na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Escrito por Redação ,
Foto: Foto: Kid Júnior

Uma operação fiscalizatória interrompeu o funcionamento de 50 estabelecimentos comerciais não essenciais em Caucaia durante os dois últimos dias. Os alvos da ação da Guarda Municipal e Polícia Militar, finalizada nesta quinta-feira (4), foram lojas no Centro da cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Os espaços não possuem autorização para abrir devido ao isolamento social rígido imposto ao município pelo Governo do Estado no último domingo (31). Acaraú, Camocim, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral também aderiram ao lockdown para conter a propagação da Covid-19 no Ceará.

Segundo a subcomandante da Guarda Municipal de Caucaia, Lívia Pimenta, foram autuados 28 pessoas em flagrante, entre vendedores e proprietários dos equipamentos. Transeuntes em aglomerações ou espaços públicos também foram conduzidos à delegacia.

“Começamos a fazer um trabalho de fiscalização mais rígido, obedecendo ao isolamento social e estamos fazendo diariamente rondas no comércio do Centro de Caucaia. As lojas que não são serviço essencial e não são autorizadas estão sendo fechadas. Fazemos o serviço educativo, mas se permanecer a desobediência, (os infratores) estão sendo conduzidos”, explica.

Pelo decreto estadual durante a pandemia, a multa ao comércio que funcionar sem regulamentação é de R$ 50 mil por dia. O infrator corre risco de detenção em caso de reincidência ou mesmo desacato ao contato policial.

Medidas na cidade

Caucaia é um dos polos de contaminação do novo coronavírus na região, atrás apenas da Capital. Ao todo, são 2.195 infectados e 127 óbitos em decorrência do SARS-CoV-2, sendo dados da plataforma IntegraSUS atualizados às 14h10.

A Prefeitura informou que o novo coronavírus demonstra avanço “em todo o município, com maior concentração na região da Sede e Grande Jurema, sobrecarregando o sistema de saúde”. Por regimento municipal, o uso de máscara é obrigatório.

Para o funcionamento do serviço essencial, um protocolo foi imposto e possui acompanhamento da Guarda Municipal até domingo (7). “Espaços autorizados devem seguir as recomendações do decreto, como menor quantidade de pessoas transitando, de número de funcionários, oferecer álcool em gel, além de organizar as filas para evitar aglomerações”, completa Lívia Pimenta.

Reabertura econômica

O plano de reabertura da economia do Governo do Estado teve início na segunda (1º) com a etapa de transição. São 17 segmentos autorizados a retomar parcialmente as operações. Os percentuais de liberação variam de 0,60%, no caso do setor de tecnologia da informação, a 100% para a saúde.

Apesar da etapa de transição das cadeias produtivas ter uma duração estipulada de sete dias, o avanço à fase 1 dependerá de três critérios: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), número de casos confirmados do novo coronavírus e índice de óbitos.

Os critérios precisam apresentar tendência decrescente para uma nova fase ser instaurada - são quatro e cada uma envolve mais cadeias produtivas livres para atuar, sempre com 14 dias de análise. Caso não se confirme o movimento, os processos de reabertura estacionam ou retrocedem.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados