Eleitores têm dificuldades para votar em Fortaleza e no interior do Ceará

A instabilidade do e-Título foi um dos motivos que atrapalhou a votação neste domingo

Escrito por Natali Carvalho, Roberta Souza, Theyse Viana e Fernando Maia , metro@svm.com.br

A  instabilidade apresentada pelo aplicativo e-Título, que ocorreu em todo o País, atrapalhou o dia de alguns eleitores cearenses. Além disso, problemas relacionados à confusão nas seções eleitorais foram registrados na Capital e no Interior, neste domingo (15) de eleição.

Em Fortaleza, a estudante que votou pela primeira vez num pleito municipal, Emanuela Barbosa, estava junto com a filha de um ano e o marido, Cleiton Rabelo, e relatou as dificuldades para acessar o título virtual. Ela já tinha baixado o aplicativo com dias de antecedência para garantir que estava tudo funcionando, por isso confiou na tecnologia e foi apenas com o celular e a identidade. 

votação
Legenda: Emanuela Barbosa estava junto com a filha de um ano e o marido, Cleiton Rabelo, e relatou as dificuldades para acessar o título virtual
Foto: Roberta Souza

No entanto, ao chegar no local de votação, o e-Título não abria. Ela teve que ir em três seções até conseguir localizar a sua. “Não estava conseguindo entrar no site, tudo cadastrado direito e não consigo entrar. Não trouxe o título, só a identidade e aí, com minha filha no colo, me mandaram procurar em outra seção”, explica. No fim conseguiu votar apenas com a identidade.

Quem também passou por problemas na Capital na hora de votar foi o estudante Rodrigo Braga. Há quatro anos votando no mesmo local, o estudante teve uma surpresa ao chegar e descobrir que havia sido remanejado para uma nova seção eleitoral. Ele informa que tentou acessar o local pelo aplicativo mas apresentava erros, "fiquei sabendo quando cheguei aqui, eu até tentei checar o local pela internet, mas o site estava caindo”.

No interior, em Quixeramobim, o mototaxista Antônio Pádua, desde às 8 da manhã tentava votar. "É um jogo de empurra danado. Fui para o Colégio Virgílio Távora, onde votei nas eleições passadas, 8 horas da manhã. Lá, me disseram que meu nome não constava na relação. Fiquei quase duas horas procurando. Então, me encaminharam para a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como já estava ficando tarde, fui almoçar e fiz umas duas corridas.  Por volta das 13h, na UAB também não encontraram o meu nome".

eleições
Legenda: O mototaxista Antônio Pádua, cansado de procurar o local de votação, se dirigiu ao Cartório Eleitoral da cidade de Quixeramobim
Foto: Roberta Souza

Antônio Pádua, cansado de procurar o local de votação, se dirigiu ao Cartório Eleitoral da cidade e foi orientado a ir novamente até a Escola Virgílio Távora. "São duas da tarde. Vou insistir até o fim da eleição, nem que tenha que perder o resto do dia", disse ele enquanto seguia ainda em busca do local correto. 

De acordo com o chefe do cartório da 11ª Zona Eleitoral, Gessivando Menezes, algumas seções deixaram de existir, mas os eleitores foram remanejados para seções vizinhas, no mesmo local. "Temos auxiliares de votação para esclarecer essas questões. Entretanto, muitos preferem se dirigir ao cartório para tentar resolver o problema",  conta Gessivando.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.