Duas crianças se queimam com água fervente em Maracanaú e são internadas no IJF

A mais velha, de 2 anos, já está em casa, enquanto o bebê, de 7 meses, continua internado

Escrito por Redação ,
acidente com queimadura
Legenda: No IJF, 1.517 casos de acidentes por queimaduras foram registrados no primeiro semestre de 2020
Foto: Almir Gadelha

Na última segunda-feira (7), uma criança de dois anos e outra de 7 meses deram entrada no Instituto Doutor José Frota (IJF), vítimas de um acidente doméstico causado por água fervente em Maracanaú. O maior teve alta e já está em casa com a família, enquanto o bebê continua internado e apresentando melhora. 

Segundo o pai, João Paulo Matos, o acidente aconteceu em um intervalo de tempo de cerca de dois minutos, quando a mãe precisou buscar o filtro do café em outro local. “O pequenininho já está engatinhando. Ele estava em pé na cama, e enquanto ela foi pegar o pano do café, ele engatinhou até o fogão e se pendurou na tampa do forno e a panela virou”, conta. O outro garoto estava encostado na cama e sofreu queimaduras dos respingos da água na região da cabeça. 

No IJF, 1.517 casos de acidentes por queimaduras foram registrados no primeiro semestre de 2020. Ítalo Santos, médico do Núcleo de Queimados do hospital, adverte que a maioria dos casos de queimaduras em crianças acontece no ambiente doméstico, e por isso, é necessário informar sobre os riscos. “Não só a gente tem que ficar atento, como também educar o tempo inteiro para que elas não se aproximem de fogão ou de tomadas, que podem leva-las a sofrer queimaduras”. 

De acordo com o profissional, os adultos da casa devem ensinar que as crianças não podem se aproximar dos locais onde há alimentos ou objetos quentes. Para isso, ele indica delimitar o ambiente com algum elemento visual, para que a criança possa estimular o hábito. “Delimitar com uma fita ou algum tipo de barreira visual para que a criança entenda que daquele limite ela não pode passar”, explica.  

Ainda assim, caso aconteça algum acidente, o médico aconselha que nenhum tipo de produto deve ser aplicado nas queimaduras. “O máximo que pode ser feito é lavar com água corrente, mas imediatamente procurar um atendimento médico”.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.