Dossiê sobre Dom Lustosa foi concluído e está em Roma

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
O processo de documentação e coleta de depoimentos sobre a vida de Dom Antônio Lustosa já foi concluído

A “position” sobre o processo de beatificação e canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa foi concluído. O dossiê foi entregue à Comissão dos Santos no Vaticano, no dia 11 de setembro último, pelo padre Antônio da Silva Ferreira, colaborador da causa pela beatificação e canonização do bispo salesiano.

O dossiê, baseado no inquérito diocesano, relata as virtudes dos servos de Deus, bem como a sua forma de santidade. O documento entregue ao Vaticano acelera a causa de Dom Lustosa, que completará dez anos no próximo ano.

“Agora o processo está em Roma, até então estava na esfera diocesana. O Vaticano agora vai estudar a position e declarar a venerabilidade de Dom Lustosa”. A afirmação é do membro da comissão em prol da beatificação, padre Francisco Demontier.

Segundo o padre, todo o processo de documentação e coleta de depoimentos sobre a vida de Dom Lustosa já foi feito. “De agora em diante é aguardar os processos que restam, mas que não têm tempo definido para acontecer. Primeiro é a declaração de venerabilidade, depois a beatificação e por último a canonização” diz.

O dossiê foi apresentado pelo relator padre Antônio da Silva Ferreira, colaborador da causa. Estiveram presentes também na cerimônia oficial de entrega do documento, o postulador geral padre Enrico dal Covolo, o padre Luigi Fedrizzi e o padre Hiláno Passero.

O dossiê contém cinco volumes com o histórico dos milagres do bispo diocesano, depoimentos de pessoas que conviveram com Dom Lustoa, além de sua biografia. Ele exercia a religião através de ações sociais. Ele idealizou a criação do Hospital São José, para atender pacientes com tuberculose, e da Santa Casa de Misericórdia. Trabalhou também a questão da mulher, incentivando o seu desenvolvimento.

O processo de beatificação do bispo foi instalado pelo ex-arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, em 14 de agosto de 1993. Foi instaurada uma comissão, pela Arquidiocese, para realizar pesquisas de campo, resgatando a memória popular e o conhecimento científico da atuação de Dom Lustosa como bispo, pastor, educador e escritor.

Os membros da comissão também tomaram conhecimento de suas obras sociais, principalmente, no campo da educação, e de suas ações religiosas. A comissão recebe contribuições de pessoas que obtiveram graças do religioso, como enriquecimento dos relatos.

MILAGRE
Igreja investiga cura de menina

Para os fiéis, falar de Dom Antônio de Almeida Lustosa é lembrar de um grande santo. Segundo testemunhas de sua época, ele não usava a cama nas visitas pastorais às paróquias do Interior. Fala-se que o salesiano dormia no chão como forma de sacrifício. É atribuída a Dom Lustosa a cura da menina Nágila Silveira, que esteve enferma com dengue hemorrágica e calazar.

Segundo o padre Francisco Demontier, a criança estava em uma situação crítica, entubada e sem o funcionamento dos rins. “A mãe de Nágila veio até mim e nós celebramos uma missa para Dom Lustosa e pedimos a cura de Nágila. Após cinco dias ela já estava fora de perigo e no quarto hospitalar”.

Dom Antônio de Almeida Lustosa nasceu em 11 de fevereiro de 1886, na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais. Foi sagrado bispo aos 39 anos, no dia 11 de fevereiro de 1925. Em Fortaleza, trabalhou como arcebispo por 22 anos. Após a renúncia, passou a viver no seminário Salesiano da Carpina, em Pernambuco , onde faleceu no dia 14 de agosto de 1974.

O processo de canonização do bispo salesiano foi instaurado pelo então arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorsheider, em 14 de agosto de 1993. Em 2001, a arquidiocese concluiu a parte local com o levantamento histórico e o parecer sobre a fidelidade teológica dos escritos do bispo diocesano.

Segundo o padre Demontier, Dom Lustosa tem tudo para ser logo beatificado e canonizado. “ Tudo leva a sua canonização, pois sua extrema dedicação aos pobres e sua humildade são muito relevantes”, assegura.

Para o papa declarar um cristão como santo é necessário que se comprove historicamente a correção de vida do candidato. Sua vida é literalmente vasculhada. Importa não haver falha no ensino nem na sua atuação política e social. Passado por esse crivo inicial, é necessário se comprovar algum milagre ocorrido mediante a invocação da ajuda do candidato a santo. Quando isto ocorre, ele é declarado bem-aventurado ou beato. Com mais um milagre atribuído, o cristão pode ser declarado santo.

FIQUE POR DENTRO
Religioso fundou a Rádio Assunção Cearense

Intelectual reconhecido, dom Lustosa integrou o Instituto do Ceará, a Academia Cearense de Letras e a Academia Paraense de Letras. Além de colaborar para jornais da época, também escreveu poesias, biografias e livros de espiritualidade.

No campo da educação, criou as Escolas Populares, para crianças, adolescentes e adultos da periferia. Como instituição de ensino superior, fundou a Escola de Serviço Social, um dos núcleos embrionários da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para o campo, criou um programa de treinamento que difundia novas práticas agrícolas, sob a orientação mais direta de dom Eliseu Mendes, bispo auxiliar na época.

É fundador da Congregação das Irmãs Josefinas, e também da Rádio Assunção Cearense. Construiu o Hospital São José e criou a Obra do Berço do Pobre, para crianças abandonadas.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.