Domingo é comemorado o Dia do Estudante; ser aluno transborda os limites da sala de aula

Profissional da Educação ressalta o sentido do aprendizado na formação do ser humano.

Escrito por Educa Mais Brasil ,
Foto: Foto: Divulgação

Sinônimo de aluno, que vem do latim alumnum, derivado de alere, em tradução “alimentar”, os significados para a palavra estudante não cabem na potência do ser, em prática, estudante. Comemorado neste domingo, dia 11 de agosto, o Dia do Estudante também nos remete para a reflexão do sentido transitório de ser aluno, discípulo e estudante.

“Acredito que o ser estudante não é um processo rígido, que termina com as graduações. Ele acontece no dia a dia também. O ser estudante é um estado eterno de aprendizado. Posso aprender com os meus filhos, com meus pais, com minha esposa, por exemplo”, defende o psicoterapeuta Iarodi Bezerra, de 37 anos (foto abaixo).

 professor

Segundo o especialista, a ação de ser aluno transborda os limites da sala de aula - também se estabelecendo entre dois ou mais indivíduos em qualquer situação onde haja troca de saberes, costumes e tradições. “O espaço acadêmico é importante porque ele é o começo. É o começo da troca, onde hierarquicamente tem o professor e outra pessoa está ali para absorver. No entanto, não é uma nomenclatura habitual nas relações pessoais, neste ponto fica implícito. Então, ser estudante fora da escola é um conceito 'invisível'”, comenta Iarodi.

E aprender não requer uma limitação no espaço tempo, podendo ser exercida em todas as etapas da vida. “Carl Rogers, psicólogo, confirma o que fora dito dizendo que toda aprendizagem criativa modifica o indivíduo. E, que ela é tão penetrante que não se limita ao aumento de conhecimento, mas abrange todas as esferas da existência humana”, finaliza o psicoterapeuta. 

Nesse sentido, pode-se compreender a vida como palco de significantes aprendizados constantes. A auxiliar administrativa Célia Benildes, de 58 anos, frequentou um ambiente de ensino somente até a quarta série. Mas, como ela mesmo diz não parou de aprender e, também, de ensinar. "A gente também aprende muito com a vida, não é? Eu creio que o conhecimento também é dar e receber aquilo que vivenciamos e colocamos em prática no dia a dia com as nossas experiências. Acho que na vida tudo é um aprendizado", opina Célia. 

Origem da data
A data de 11 de agosto foi proposta como Dia do Estudante em 1927 pelo advogado Celso Gand Ley, na comemoração do centenário do curso de Direito. A comemoração ocorreu porque em 11 de agosto de 1827, o Imperador D. Pedro I fundou no país os dois primeiros cursos superiores, ambos das ciências jurídicas e sociais. Também foi em 11 de agosto de 1937 que ocorre a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que atua para defesa dos direitos dos alunos brasileiros.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo educa mais brasil
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.