Doações de sangue no Hemoce caem 15,6% durante a pandemia

Mesmo com a queda, o órgão conseguiu manter o estoque de sangue “dentro da margem de segurança para o atendimento”.

Escrito por Redação ,

Durante o período pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus, de março a junho deste ano, as doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) caíram 15,6% em comparação ao mesmo período de 2019. No total, foram 27.831 bolsas de sangue doadas neste ano e 32.999 no ano passado. As informações foram repassadas pelo órgão.

Conforme o Hemoce, apesar da queda, o Hemocentro conseguiu manter o estoque de sangue “dentro da margem de segurança para o atendimento”.

“A nossa campanha do carnaval nos rendeu um estoque bem seguro. Foi a maior [campanha] dos últimos quatro anos”, explica a coordenadora da captação de doadores de sangue do Hemoce, Nágela Lima. 

Em meio à crise, o Hemoce adotou para evitar os desabastecimento. “Ampliamos os nossos locais de atendimento, tanto em Fortaleza quanto no interior, para facilitar o acesso dos doadores; ampliamos nosso horário de funcionamento e instauramos todas as medidas básicas para evitar transmissão do vírus”, diz Nágela.

No último mês foi realizado uma campanha de doações nacional, o Junho Vermelho. A ação reforçou a necessidade do ato de doar sangue. “[O número de doações] Superou nossas expectativas, principalmente, no contexto de isolamento que vivenciamos. Só temos que agradecer o doador cearense”, pontua. 

A coordenadora reforça o pedido de solidariedade após o retorno das cirurgias eletivas no Estado: “as doações não podem parar”. 

Doadores

A barreira do medo de doar sangue foi ultrapassada pela coordenadora de marketing Natalie Costa, de 34 anos, durante a crise do coronavírus. “Doei pela primeira vez esse ano, depois de um incentivo da empresa que eu trabalho. Nós tivemos uma ação interna de apoio ao Junho Vermelho, e ver os colegas nessa grande corrente me incentivou a ir também”, comenta.

Além da ação da empresa, a coordenadora conta que baixa nas doações durante o período pandêmico também a influenciou na decisão em prol da solidariedade. “Muitas pessoas deixaram de doar para cumprir o isolamento e então veio o pensamento daqueles que precisam de sangue de forma recorrente, os que estão em tratamento”, relata.

Diferente de Natalie, o assistente de gestão de pessoas Kevin Rodrigues, de 20 anos, doou pela terceira vez há duas semanas. “Eu faço doação desde os meus 17 anos. A segunda vez foi no ano passado e terceira foi agora, em meio a pandemia”, conta. 

“Eu sempre tive interesse em doar, principalmente, depois que eu pesquisei sobre e fiquei sabendo quantas vidas eu poderia ajudar”, pontua. Apesar da iniciativa, Kevin fala que teve receio em doar devido às condições de transmissão do vírus, porém “logo o Hemoce deu todas as explicações possíveis e eu doei em segurança”.  

Marcação

Uma das medidas adotadas pelo Hemoce para evitar aglomerações foi a disponibilização de um site para agendamento de doações. O site facilita o agendamento para Fortaleza e cidades no interior, como Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados